São Paulo, terça, 15 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO
Veículo será levado para testes, mas trecho não está pronto; operação experimental deve ocorrer neste mês
Pitta testa fura-fila sem concluir pista

CARLOS MAGNO DE NARDI
da Reportagem Local

Quase dois anos depois de eleito, o prefeito Celso Pitta (PPB) nem sequer conseguiu concluir a metade do primeiro trecho do fura-fila -principal peça do marketing eleitoral de sua campanha em 96.
No início deste mês, Pitta havia anunciado para hoje a conclusão das obras do primeiro trecho -ligando o metrô D.Pedro à Praça Alberto Lion, no Ipiranga.
A prefeitura, porém, não concluiu os 4,5 km previstos para esse trecho. Falta ainda a instalação de canaletas sobre o tampão do rio Tamanduateí, sem o qual não é possível o acesso do veículo até a praça no Ipiranga.
A Secretaria de Obras não soube informar quantos quilômetros de pista já foram concluídos. A Folha apurou que nem sequer 2,5 quilômetros estão prontos.
A rede elétrica, indispensável para a circulação do fura-fila, já foi instalada, segundo Massimo Giavina, presidente da Trans Sistemas de Transportes, empresa ligada ao grupo PEM Engenharia, responsável pela eletrificação do sistema.
As obras do fura-fila são executadas pelo consórcio Queiroz Galvão/PEM Engenharia.

Adiamentos
Inicialmente, a prefeitura havia previsto entregar o fura-fila em 97. Depois adiou para 1º de setembro deste ano. Prorrogou novamente para 15 de setembro e agora anuncia a conclusão para os "próximos dias" e uma operação experimental até o final do mês -reta final da campanha para o governo do Estado.
Paulo Maluf, antecessor e padrinho político de Pitta, disputa o cargo pelo PPB.
Nos adiamentos anteriores, a prefeitura já havia descartado entregar este ano as cinco estações desse trecho e a construção de um viaduto na rua da Mooca, previsto no projeto original.
A Secretaria de Obras justifica a não-construção do viaduto e das estações com as dificuldades para conseguir desapropriações de áreas na Justiça.
Mesmo assim, o fura-fila vai ser levado hoje até o canteiro de obras para ser testado até a próxima semana, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Obras.
Pitta e o secretário Reynaldo de Barros (Obras) inspecionam a obra amanhã.
Segundo o secretário de Comunicação Social do município, Antenor Braido, a obra está dentro do cronograma previsto. "Não há atraso, há um extremo cuidado para que a coisa seja bem feita. O ônibus estará lá amanhã (hoje) e depois começam os ajustes finos para o funcionamento".
As obras da primeira linha do fura-fila foram iniciadas em abril deste ano. O custo de cada quilômetro é de cerca de R$ 12 milhões, segundo a prefeitura.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.