São Paulo, terça, 15 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catraca eletrônica também está atrasada

da Reportagem Local

A instalação de catracas eletrônicas nos ônibus de São Paulo, promessa de campanha de Celso Pitta (PPB), também está atrasada há pelo menos 2 meses. A implantação das máquinas estava prevista para começar na região sul em 30 de junho, mas ainda não foi feita.
Com esse atraso, a instalação das máquinas, prevista para terminar em um ano e meio, também vai atrasar, segundo a SPTrans, que gerencia o transporte na cidade.
No total, a instalação das catracas deve custar cerca de R$ 50,5 milhões à prefeitura.
Segundo a SPTrans, as catracas não foram implantadas porque o sindicato e as empresas ainda não fecharam acordo para evitar demissões de cobradores.
Existem hoje em São Paulo cerca de 22 mil cobradores, que serão substituídos por catracas. Esse sempre foi o principal entrave à instalação das máquinas, que já havia sido proposta pelos dois governos anteriores, de Paulo Maluf (PPB) e Luiza Erundina (PT).
Para evitar demissões, que segundo empresários e a própria prefeitura seriam inevitáveis, o prefeito Celso Pitta assinou um decreto determinando o reaproveitamento dos cobradores.
A principal reivindicação da categoria para evitar demissões é a redução da jornada de trabalho de 7 horas para 6h40. Também foram pedidos o treinamento, a formação profissional e o reaproveitamento dos profissionais em outras funções nas empresas.
SPTrans e Transurb, o sindicato patronal, já concordaram com as reivindicações, e afirmam que esperam apenas a decisão do sindicato dos motoristas para iniciar a implantação das novas máquinas.
O sindicato afirma que o acordo deverá sair, mas que ainda precisa consultar a categoria. A resposta deve sair até o final da semana.
Até agora, apenas 35 ônibus circulam com as catracas eletrônicas, em três novas linhas de trólebus que começaram a rodar em 25 de maio passado, no centro.
São Paulo tem uma frota de cerca de 11 mil ônibus.
A próxima região onde as catracas começam a circular é a sul, em linhas de ônibus que saem do terminal Santo Amaro em direção ao centro. As próximas regiões de implantação serão leste, norte e oeste. (MGs)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.