São Paulo, terça, 15 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entrega de novas estações de metrô é adiada

da Reportagem Local

A inauguração das duas novas estações do metrô de São Paulo, que integrarão a extensão do ramal Paulista, foi adiada para o final de outubro, dois meses depois da previsão inicial.
O prazo coincide com o mês da eleição para governador. A primeira votação acontece no próximo dia 4. O segundo turno, se houver, será no dia 25 de outubro. O atraso na inauguração foi confirmado pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos.
Segundo a secretária, a inauguração foi adiada por atrasos na importação de equipamentos conhecidos como ANV (Aparelho de Mudança de Vias). Eles servem para mudar os trilhos e desviar a rota de uma composição.
Os atrasos teriam sido causados pelas greves dos funcionários do porto de Santos e da Receita Federal, segundo a secretaria.
O ramal Paulista ganhará mais 2,2 quilômetros de extensão com a inauguração das estações Sumaré e Vila Madalena, na zona sudoeste de São Paulo.
O ramal Paulista tem 4,7 quilômetros de extensão. Ele transporta atualmente 260 mil pessoas por dia. A previsão do Metrô é que esse número salte para 360 mil com a inauguração das novas estações.
A assessoria de imprensa do Metrô de São Paulo informou que as obras nas estações estão em fase de acabamento e dentro do cronograma.
A empresa informou que o atraso na data da inauguração foi provocado apenas por causa de problemas com a aquisição de peças, mas não soube especificar os itens que estão faltando.
O governo do Estado também agendou para outubro a entrega das três novas estações na zona leste de São Paulo: Pêssego, José Bonifácio e Guaianazes.
A operação desse novo trecho, com seis quilômetros de extensão, será feita com os trens espanhóis e não com as tradicionais composições do metrô.
Com a inauguração das próximas estações, São Paulo ocupará a posição de um dos metrôs mais carregados do mundo. O sistema passará a transportar 2,8 milhões de pessoas por dia, equiparando-se ao de Hong-Kong. Em abril, a zona norte também ganhou três novas estações.
(GONZALO NAVARRETE)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.