UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Sistema é inspirado em experiência de Bogotá

Estado de SP e prefeitura estudam projeto de "metrô sobre pneus"

ALENCAR IZIDORO
ENVIADO ESPECIAL A VITÓRIA

O governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo participarão de um projeto para criar um novo modo de transporte coletivo a ser implantado na região metropolitana, intermediário entre os sistemas metroviário e de ônibus -uma espécie de "metrô sobre pneus" ou "ônibus-metrô".
O sistema, já batizado de TEU (Transporte Expresso Urbano), será desenvolvido por técnicos da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), da SPTrans (São Paulo Transporte) e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). A parceria foi oficializada em Vitória (ES), no 14º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.
O TEU é inspirado no projeto Transmilênio, implantado há mais de dois anos em Bogotá, na Colômbia, e elogiado pela comunidade internacional.
Uma das principais características para diferenciá-lo dos corredores de ônibus tradicionais é a presença de vias expressas exclusivas. A operação deve ser como a do metrô, com a saída de veículos monitorada eletronicamente. "É uma tecnologia valiosa que precisa ser testada", diz Gerson Bittencourt, presidente da SPTrans.
Na sombra do TEU estão as obras do Fura-Fila, atual Paulistão, que também propunha um modo diferenciado sobre pneus, mas que acabou fracassando. "O problema do Fura-Fila foi a área escolhida, que liga nada a lugar nenhum, e a sofisticação do veículo, não do sistema", alega Cláudio de Senna Frederico, vice-presidente da ANTP.
Embora se proponha a ser "diferente", segundo especialistas, ele também não se distancia muito dos projetos de corredores de Curitiba e do ABC paulista -com algumas melhorias.
"Não é uma adaptação ou melhoria do sistema viário para receber os ônibus, como estamos acostumados a fazer no Brasil. A idéia nova é construir aquilo que for necessário, até mesmo fazendo desapropriações, para implantá-lo. Também não tem nada a ver com contestar a importância do metrô. Mas jamais teremos metrô na frente da casa de todo mundo", afirma, referindo-se ao custo elevado dos sistemas sobre trilhos (cada km de metrô custa até US$ 100 milhões, de quatro a cinco vezes o custo esperado de um TEU).
A elaboração do projeto será financiada pela ONG internacional Fundação Hewlett. O empreendimento deve poder transportar 25 mil passageiros/hora. A capacidade do metrô costuma se aproximar de 50 mil/hora. A dos corredores de ônibus, de 15 mil/hora.


O repórter viajou a convite da ANTP


Texto Anterior: Líder do governo nega intervenção
Próximo Texto: Educação: Polícia do Rio apreende livros falsificados
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.