São Paulo, quinta, 15 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus com TV começa a rodar em SP

Leonardo Colosso/Folha Imagem
Passageiro assiste televisão em um dos quatro ônibus equipados com TV que começaram a circular em SP


da Reportagem Local

Os primeiros ônibus comuns equipados com televisão começaram a circular neste mês na cidade de São Paulo. Os aparelhos foram instalados em quatro veículos a gás que fazem a linha Circular Avenidas, da empresa CCTC (Cooperativa Comunitária de Transporte Coletivo).
Cada veículo foi equipado com dois aparelhos de 14 polegadas: um na frente e outro no meio do ônibus. As TVs não mostram a programação dos canais comerciais. São fitas de vídeo com duas horas de duração, onde o passageiro poderá assistir entrevistas com artistas, reportagens institucionais e comerciais.
A primeira linha com televisão atende 2.300 passageiros por dia e tem 15 quilômetros de extensão, ligando a região central até a avenida Paulista.
A SPTrans (São Paulo Transporte) informou que as TVs serão testadas por 180 dias. A empresa -responsável pelo gerenciamento do sistema de ônibus de São Paulo- poderá abrir licitação para instalar os aparelhos em toda a frota da cidade a partir do início do próximo ano.
"Vamos fazer primeiro um período de testes para checar a aceitação do usuário e também detectar possíveis problemas técnicos", disse o gerente de Engenharia e Tecnologia da SPTrans, Edilson Reis.
Segundo a SPTrans, a instalação do sistema de televisões não terá custo para a prefeitura e nem para as empresas de ônibus. O investimento será financiado por empresas especializadas, que vão recuperar o dinheiro por meio da venda dos comerciais apresentados nas fitas de vídeo.
O gerente informou que a instalação de TVs nos ônibus comuns faz parte de uma plano de modernização da frota de São Paulo. Ele admitiu que um dos principais objetivos do programa é estancar a fuga de passageiros do sistema de ônibus e recuperar usuários que migraram para as lotações.
Nos últimos dois anos, 800 mil usuários deixaram de usar ônibus. Desse total, 450 mil migraram para as lotações e outros 450 mil compraram um carro, segundo pesquisa da SPTrans.
A estimativa é que um passageiro perca uma hora e meia por dia dentro de um ônibus. A experiência de instalar aparelhos de TV em ônibus havia sido adota até agora apenas em linhas executivas.
Os novos veículos a gás da CCTC também são equipados com bancos estofados, piso antiderrapante e suspensão a ar.
Para diferenciá-los dos outros ônibus do sistema, eles foram pintados de azul claro.
A mudança de cor também faz parte da estratégia da SPTrans para destacar as inovações dos novos veículos que estão sendo colocados em circulação.
Os ônibus comuns ganharão a cor amarelo claro e os biarticulados vão rodar com amarelo escuro. (GN)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.