São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescente infrator morre em nova rebelião em Pernambuco

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Uma nova rebelião em Pernambuco, desta vez em uma unidade de internamento de adolescentes infratores, resultou na morte de um interno, na noite de anteontem, em Abreu e Lima (20 km de Recife).
Foi o quarto homicídio nesta semana em rebeliões no Estado. No presídio Aníbal Bruno, em Recife, três presos morreram durante motim que começou domingo e só foi controlado na tarde de terça. Todas as vítimas, segundo o governo, foram mortas pelos rebelados.
O adolescente, que tinha 17 anos, foi assassinado dentro da unidade da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente), durante tentativa de fuga em massa de 150 dos 309 internos. O local tem capacidade para abrigar apenas 98 pessoas.
Contidos pela Polícia Militar, eles recuaram e atearam fogo em móveis e colchões. As salas de recepção e administração e três dos nove pavilhões foram destruídos. Dois adolescentes e dois funcionários se feriram.
Segundo a presidente da Fundac, Ana Célia de Farias, os internos nada reivindicaram. "Queriam apenas fugir." Para ela, a ação foi motivada pela rebelião no Aníbal Bruno. "Eles imaginaram que o aparato policial estava todo no presídio e arriscaram a fuga", afirmou.
A ação levou o sistema estadual de segurança a entrar em estado de alerta contra um eventual "efeito cascata" de rebeliões em outras cadeias. No presídio de Arcoverde (260 km de Recife), houve princípio de tumulto ontem. (FÁBIO GUIBU)

Texto Anterior: Justiça afasta a presidente da antiga Febem
Próximo Texto: Assembléia: Seminário aborda financiamento do ensino superior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.