São Paulo, domingo, 15 de novembro de 1998

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GLOSSÁRIO

Ampliação do ensino fundamental - Em vez de os alunos começarem a estudar aos 7 anos, os Estados têm a opção de começar a matriculá-los aos 6. Com isso, em vez de durar oito anos, o ensino fundamental passa a ter nove anos

Organização em séries - Forma tradicional de organização do ensino fundamental antes da promulgação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Cada série corresponde a um ano letivo. Em tese, alunos entram na 1ª série aos 7 anos. Se não repetirem, concluirão a 8ª série aos 14

Organização integral em ciclos - Toda a estrutura de série é substituída por ciclos que trabalham os conteúdos das aulas de forma interdisciplinar e dão mais tempo ao aluno para digerir emocionalmente o conhecimento. Minas Gerais optou por dois ciclos de quatro anos cada. Já a Bahia, preferiu dividir o ensino fundamental em três ciclos: um de dois anos e outros dois de três anos.

Organização parcial em ciclos - Mescla sistema seriado com a organização em ciclos. É o caso do Rio de Janeiro, que adotou ciclos nos quatro primeiros anos do ensino fundamental e manteve a seriação a partir da 5ª série. Geralmente, é usada durante o período de transição do sistema seriado para o de ciclos

Organização semestral - Alunos podem se matricular por disciplinas, a exemplo do que acontece nas universidades. A promoção é semestral, em vez de anual. Opção disponível a partir da 5ª série em São Paulo e no Distrito Federal (somente no ensino noturno)

Classes de aceleração - Utilizadas como recurso para correção da defasagem entre a idade do aluno e a série que está cursando. O aluno recebe atendimento individualizado em classes menores. Dessa maneira, espera-se que consiga adquirir as habilidades necessárias para cursar a série adequada à sua idade em espaço de tempo mais curto

Progressão continuada - Como a organização em ciclos supõe que o aluno esteja sendo avaliado continuamente e que eventuais dificuldades de aprendizado sejam corrigidas durante o ano letivo, a progressão de um ciclo para o outro é automática. Alguns Estados, entretanto, abrem a possibilidade de o aluno ficar retido por um ano entre um ciclo e outro

Progressão parcial - O estudante que não obteve rendimento satisfatório em até três componentes curriculares (o limite varia de Estado para Estado) pode se matricular na série ou ciclo seguinte, desde que cumpra um plano de estudo que seja preparado pela escola, durante um determinado período



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