São Paulo, domingo, 15 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perseguição pode ser patológica

da Reportagem Local

O comportamento das pessoas que, mesmo após terminar o romance, continuam procurando os seus ex pode ser considerado patológico. "A pessoa que faz isso quer alimentar um jogo sadomasoquista", diz o psicanalista Álvaro Ancona.
Segundo ele, essas pessoas terminam o namoro mas não querem romper a relação. "Eles querem manter uma relação em que o outro sempre acaba fragilizado."
Para ele, quem termina um romance mas liga para a outra pessoa no dia seguinte não conseguiu romper a relação. "Vira uma coisa simbiótica, onde um se alimenta do sofrimento do outro."
"Os que continuam perseguindo os ex-namorados não querem que a vida do outro vá para a frente, mas que a pessoa continue sofrendo", diz Ancona.
Ele explica que é normal alguém procurar o ex-namorado algumas vezes, mas que a situação se torna patológica, quando é mantida por muito tempo.
"Quando alguém passa anos procurando a mesma pessoa que ela dispensou, há um componente sádico muito grande", diz. (ALe)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.