São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

25% das praias de SC estão impróprias

Chuvas na última semana são uma das causas; Estado recebeu 3,1 milhões de turistas na temporada passada

THIAGO REIS
DA AGÊNCIA FOLHA

A menos de uma semana do início do verão, 25% das praias de Santa Catarina -que tem um dos litorais mais procurados pelos turistas no Brasil- estão impróprias para banho. Segundo o primeiro boletim de balneabilidade divulgado pela Fatma (fundação do meio ambiente), 46 dos 182 locais monitorados estão poluídos.
No último verão, o Estado recebeu 3,1 milhões de turistas -588 mil só em Florianópolis. Na cidade, há 20 praias consideradas impróprias.
São 14 as cidades com praias comprometidas em todo o Estado. Outras 13 passaram incólumes pelos testes.
Os destaques positivos são Imbituba e Laguna, com as sete praias aprovadas, e São Francisco do Sul, com os oito pontos considerados próprios.
Já a praia de Guarda do Embaú, em Palhoça, na lista das poluídas, é a surpresa negativa.
O número de praias comprometidas no início da temporada é o maior dos últimos anos. Desde a temporada 2003/ 2004, quando 36 trechos foram reprovados pelos testes, houve uma queda gradual. No verão passado, havia apenas 25 pontos impróprios para banho, conforme o primeiro boletim, de 9 de dezembro de 2005.
Segundo a gerente do laboratório da Fatma, Eliana Andrade, há duas explicações para o aumento. "Houve uma semana de chuvas fortes, que pode ter contribuído para o grande número de pontos [poluídos]. Os turistas também estão começando a chegar."
O problema é reflexo do déficit no sistema de saneamento básico do Estado. Levantamento feito em 2005 pelo Ministério Público mostra que dois terços das cidades (195 de 293) não possuem rede coletora de esgoto sanitário.
"As pessoas podem ter problemas de saúde se entrarem em um mar poluído, como micose, otite, gastroenterite, hepatite", afirmou Andrade.
A Folha tentou falar com a Vigilância em Saúde de Florianópolis, mas não conseguiu contato com o assessor-chefe.


Texto Anterior: Uma mulher morre e mais de 20 ficam feridos em dois acidentes
Próximo Texto: Pela Imigrantes e Anchieta devem passar 4 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.