São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turistas norte-americanos são interceptados pelo Ibama no AM

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Um barco com um grupo de 16 turistas norte-americanos -que participava da pesca esportiva ao tucunaré- foi interceptado, no sábado, pelo Ibama e por policiais militares em Barcelos (AM). Eles estavam em situação irregular, pois não tinham autorização para a pescaria.
Segundo o superintendente interino do Ibama, José Leland Barroso, os turistas tinham de portar carteiras com licença para pescar, como exige o decreto federal 3.179, que regulamenta a pescaria profissional e amadora em águas brasileiras. A licença é obtida nas delegacias do Ministério da Agricultura e custa R$ 50 por pessoa.
É o segundo caso envolvendo um grupo de turistas norte-americanos. Em 99, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) multou em R$ 2.000 Phlipe Mastellers. No barco Amazon Queen, na época, 15 turistas pescavam sem autorização.
Em Rondônia, o Ibama determinou a proibição da pesca profissional fluvial até o dia 28 de fevereiro, período da reprodução dos peixes.


Texto Anterior: Ambiente: Fogo destrói 10 hectares de floresta no Rio
Próximo Texto: Panorâmica - "Xuxa Park": Três vítimas de incêndio deixam o CTI; seis continuam em estado grave
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.