São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motoboys prometem reagir às restrições

Categoria articula protestos para pedir fim das proibições anunciadas por Kassab

Limitação de circulação nas marginais pune condutores e é "inconstitucional", na avaliação de três entidades que representam motoboys

RICARDO SANGIOVANNI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os motoboys prometem reagir às medidas anunciadas pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM). Entre as ações está proibir as motos de circular pelas pistas expressas da marginal Tietê e Pinheiros.
Duas das três associações que disputam o posto de representante oficial da categoria em São Paulo falam em fazer manifestações para, entre outras reivindicações, pedir a revogação das novas medidas.
"A resposta vai ser dada na rua", disse Ademir Martins, presidente do Sindimoto-SP (Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas de São Paulo).
As três entidades entendem que a limitação da circulação nas marginais pune os motociclistas pela insegurança no trânsito e é "inconstitucional", pois atacaria o direito de ir e vir. O apoio de Kassab ao projeto de lei que proíbe a carona também foi recebido com críticas.
A faixa exclusiva na av. 23 de Maio, porém, recebeu elogios.
O Sindicato dos Mensageiros e Motociclistas de São Paulo promete um ato público na sexta, em local ainda não definido.
A AMM (Associação dos Mensageiros Motociclistas) apoiará o evento. Foi a entidade que comandou, na semana passada, um protesto que parou a marginal Pinheiros e causou trânsito na avenida Paulista. O ato foi contra o aumento seguro obrigatório e as novas exigências do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) -entre elas o uso de capacete certificado.
O Sindimoto-SP também prepara um ato -para o dia 22. Os manifestantes percorrerão o centro antes de decidir, em assembléia na avenida Paulista, se farão manifestações-surpresa nas semanas seguintes.

Motociclistas
Não são apenas os motoboys que foram contrários às novas ações de Kassab. O motociclista André Cruz, 34, é gerente de tecnologia em uma empresa de informática. Diariamente, ele atravessa a marginal Pinheiros em sua BMW de 800 cilindradas, para ir de casa ao trabalho.
A via é, para ele, "uma alternativa para fugir do trânsito nas vias locais". Entretanto, não crê que vá gastar mais que os 30 minutos que já gasta com a mudança de percurso.
Contrário à limitação nas marginais, Cruz diz que "a maioria dos acidentes acontece quando o motoqueiro muda de faixa, o que é menos freqüente no trânsito das vias expressas".
O analista de sistemas Moacir Pappi Jr., 26, que usa uma Honda Shadow de 600 cilindradas para ir ao trabalho, sugere que sejam criadas faixas exclusivas nas marginais, em vez da limitação.


Texto Anterior: Kassab limita motocicletas nas marginais
Próximo Texto: Kassab quer proibir "garupas" em motocicletas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.