São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

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Especialistas divergem sobre eficácia das novas medidas anunciadas pela CET

DA REPORTAGEM LOCAL

As medidas anunciadas ontem pela CET são alvo de questionamentos e divergências entre especialistas em transporte.
A mais contestada é a criação de uma faixa exclusiva para as motocicletas na 23 de Maio. Já a restrição a esses veículos na pista expressa das marginais é motivo de críticas e elogios.
A principal reclamação é do consultor Horácio Augusto Figueira. "Estão atacando as conseqüências, não as causas. O problema está no comportamento do motociclista, que é inadequado, e não na via. Eles vão se matar em outra avenida", diz ele, para quem a prioridade deveria ser multar as motos que rodam entre os carros.
Marcos Bicalho, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e Jaime Waisman, professor da USP (Universidade de São Paulo), concordam com essa regra.
"A velocidade ali é muito alta. É até possível que só transfira os acidentes [de lá para outros pontos], mas talvez as condições em outras pistas sejam mais favoráveis", diz Waisman.
"Algo realmente precisava ser feito", disse Bicalho. Para ele, porém, se a proibição à circulação das motos entre as faixas dos carros estivesse valendo pelo código de trânsito desde 1998 -ela foi vetada na época-, teria sido mais eficaz.
"Foi criado esse hábito ao longo do tempo, que é difícil de mudar hoje", diz. Há especialistas, porém, que defendem a punição mesmo assim, com base em outros artigos da lei -como não guardar distância segura ou ultrapassar pela direita.
Os três técnicos ouvidos pela Folha consideraram um equívoco a retirada de espaço da 23 de Maio para criar uma faixa de motos, priorizando um veículo que não é coletivo. Há um projeto de corredor de ônibus na via que nunca saiu do papel.
Bicalho, da ANTP, diz temer que a condição de segurança do motociclista seja até prejudicada por haver muitos acessos na avenida -que requerem a entrada e a saída da pista exclusiva a todo momento.


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