|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Especialistas divergem sobre eficácia das novas medidas anunciadas pela CET
DA REPORTAGEM LOCAL
As medidas anunciadas ontem pela CET são alvo de questionamentos e divergências entre especialistas em transporte.
A mais contestada é a criação
de uma faixa exclusiva para as
motocicletas na 23 de Maio. Já
a restrição a esses veículos na
pista expressa das marginais é
motivo de críticas e elogios.
A principal reclamação é do
consultor Horácio Augusto Figueira. "Estão atacando as conseqüências, não as causas. O
problema está no comportamento do motociclista, que é
inadequado, e não na via. Eles
vão se matar em outra avenida", diz ele, para quem a prioridade deveria ser multar as motos que rodam entre os carros.
Marcos Bicalho, da ANTP
(Associação Nacional de Transportes Públicos), e Jaime Waisman, professor da USP (Universidade de São Paulo), concordam com essa regra.
"A velocidade ali é muito alta.
É até possível que só transfira
os acidentes [de lá para outros
pontos], mas talvez as condições em outras pistas sejam
mais favoráveis", diz Waisman.
"Algo realmente precisava
ser feito", disse Bicalho. Para
ele, porém, se a proibição à circulação das motos entre as faixas dos carros estivesse valendo pelo código de trânsito desde 1998 -ela foi vetada na época-, teria sido mais eficaz.
"Foi criado esse hábito ao
longo do tempo, que é difícil de
mudar hoje", diz. Há especialistas, porém, que defendem a punição mesmo assim, com base
em outros artigos da lei -como
não guardar distância segura
ou ultrapassar pela direita.
Os três técnicos ouvidos pela
Folha consideraram um equívoco a retirada de espaço da 23
de Maio para criar uma faixa de
motos, priorizando um veículo
que não é coletivo. Há um projeto de corredor de ônibus na
via que nunca saiu do papel.
Bicalho, da ANTP, diz temer
que a condição de segurança do
motociclista seja até prejudicada por haver muitos acessos na
avenida -que requerem a entrada e a saída da pista exclusiva a todo momento.
Texto Anterior: Kassab quer proibir "garupas" em motocicletas Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Escola de grife Índice
|