São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNICAMP

Professores vêem problema em prova de física

DA REPORTAGEM LOCAL

A prova de física da segunda fase da Unicamp, aplicada ontem com o exame de geografia, apresentou uma imprecisão no enunciado da questão 12, segundo professores. Para a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), porém, a questão está correta.
Na pergunta sobre ótica, é dito que p e p" correspondem, respectivamente, às distâncias do objeto e da imagem em relação ao vértice do espelho. No entanto, segundo Ronaldo Moura de Sá, supervisor de física do Anglo, "se fossem a distância, só poderiam ser grandezas positivas. O correto é afirmar que são abscissas, o que permite que assumam valores positivos (para elementos reais) e negativos (para virtuais)." O candidato deveria responder 42 cm. Com a imprecisão, é possível que muitos respondam -42 cm.
"Como o enunciado está defeituoso, acredito que os examinadores devam aceitar também a resposta defeituosa", diz Ricardo Helou Doca, professor de física do Objetivo.
A prova de geografia não teve nenhum problema grave nos enunciados.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Recife: Família acusa PMs de espancar e matar menino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.