São Paulo, sexta, 16 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos cavam túnel para fugir no litoral

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

Dezessete presos fugiram na madrugada de ontem da cadeia pública de São Vicente, anexa ao 1º Distrito Policial e situada no centro da cidade, no litoral paulista.
Os presos fizeram um buraco no piso de uma das celas e escaparam por um túnel de cerca de oito metros, que terminava no pátio do estacionamento de um supermercado vizinho à cadeia.
Até a tarde de ontem, nove fugitivos haviam sido recapturados. A maioria é formada por condenados por tráfico e roubo.
Do ponto de vista legal, eles não poderiam estar presos em cadeias, destinadas apenas aos que aguardam julgamento. No entanto, os condenados são mantidos nas cadeias públicas devido à falta de vagas nos presídios e penitenciárias.
O problema ganha proporções ainda maiores, ao gerar a superlotação nas cadeias. A de São Vicente tem capacidade para 62 presos, mas abriga mais de 280.
Nas demais cadeias da Baixada Santista a situação não é diferente. Todas se encontram superlotadas.
A fuga de ontem já é a segunda neste ano, na cadeia de São Vicente. No último dia 7, três presos escaparam, também por um túnel. Somente um foi recapturado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.