São Paulo, domingo, 16 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA MANIA
Tipo de sorvete feito com a fruta paraense já é moda no Rio e é aprovado por paulistas da geração saúde
Açaí chega para ser a energia do verão

PRISCILA LAMBERT
da Reportagem Local

Depois de contagiar a geração saúde do Rio de Janeiro, o açaí -fruta roxa de origem paraense do tamanho de uma bola de gude- está chegando a São Paulo, com o aval de esportistas e jovens em geral.
A polpa da fruta congelada, de cor violeta e gosto amargo ``de terra'', batida no liquidificador com xarope de guaraná se transforma em uma espécie de sorvete energético. A ``iguaria'' é servida em uma tigela de 500 gramas e acompanhada de granola e frutas.
É possível ainda encontrar o suco da fruta ou até o ``frozen drink açaí'', também com xarope de guaraná e um destilado -que pode ser rum, tequila ou vodka.
A praia de Maresias (litoral norte de São Paulo), foi o local escolhido para testar a moda no Estado.
No Bar do Meio, um dos mais badalados da região, dezenas de pessoas visitam a lojinha do açaí para experimentar ``aquela coisa esquisita'', como dizem os calouros do consumo da fruta.
A aparência do ``sorvete'' realmente não é das mais agradáveis. ``Mas o gosto é exótico e, a partir da segunda tigela, vicia'', afirmam os conhecedores.
As amigas Carol Faggion, 18, e Rafaella Bini, 17, ficaram 15 dias em Maresias e dividiam uma tigela de açaí por dia. ``É saudável, gostoso e refrescante'', dizem.
Segundo os sócios da loja de Maresias, Waldyr Alciati e Marcelo di Napoli, o consumo de açaí chega a 50 tigelas por dia (R$ 5 cada).
``É um ótimo reforço alimentar. Muita gente até substitui a refeição pelo açaí'', diz Alciati. ``No Carnaval, foliões vinham tomar uma tigela de açaí, que funciona como um tônico revigorante.''
Nutrientes
De acordo com Hervé Rogez, pesquisador visitante da Universidade Federal do Pará, a principal qualidade da polpa do açaí é o teor de fibras. ``Uma tigela contém o total de fibras diárias necessárias para o homem'', diz.
A fruta também é muito rica em gordura vegetal. Segundo Rogez, a polpa do açaí contém 48% de lipídios. Outros nutrientes encontrados na fruta são cálcio, potássio e vitaminas B1 e E.
Disseminação
O valor nutritivo do açaí começou a ser disseminado por praticantes de jiu-jitsu há cinco anos.
No Rio de Janeiro, virou febre no verão passado e pode ser encontrado em lanchonetes e quiosques espalhados pela cidade.
Em São Paulo a moda começou a pegar neste verão. João Carlos Andreazza, 34, dono da Planeta Suco, na Vila Nova Conceição (zona oeste), passou a vender a tigela de açaí recentemente. ``Vendemos 20 quilos de açaí por semana. É o nosso produto mais vendido.''
Cristiano Fiori Chiocca, 23, um dos sócios da República do Açaí, distribuidora de polpa da fruta congelada na capital, diz que algumas academias de São Paulo já estão se rendendo à nova mania.
``Vendemos 600 quilos em janeiro no Estado. Ainda está muito aquém do consumo no Rio de Janeiro. Mas nossas expectativas são grandes porque existem muitos estabelecimentos interessados nesse mercado.''

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã