UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu afirma que governo irá ajudar bombeiros

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O ministro da Casa Civil, José Dirceu, afirmou ontem em Belo Horizonte que o governo federal estudará uma forma de ajudar os Estados a equiparem suas unidades do Corpo de Bombeiros, que têm problemas estruturais.
Dirceu disse que a inclusão do Corpo de Bombeiros no Plano Nacional de Segurança Pública, uma reivindicação feita a ele pelo governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e tema que tramita no Congresso, pode ser uma alternativa para a transferência de recursos, mas, por enquanto, o caminho mais adequado pode ser por meio do Ministério da Cultura.
"Eu vou encontrar com o ministro Gilberto Gil, que está no exterior, e pedir para ele ligar para o Aécio", disse o ministro. Ele também disse que irá transmitir o fato ao presidente. Lula deve estar na segunda-feira em Ouro Preto para a comemoração da Inconfidência Mineira.
Aécio afirmou que, além do governo federal, vai tentar buscar recursos com organismos de financiamento do exterior, além de pedir ajuda à Unesco. O seu principal objetivo é realizar nas cidades históricas de Minas um trabalho de prevenção.
Segundo Aécio, o Corpo de Bombeiros faz um trabalho enorme sem estrutura adequada. "Pedi ao ministro apoio a esse projeto [inclusão dos bombeiros no plano de segurança nacional], que está na Câmara, já aprovado pelo Senado, que possibilitaria que, do Fundo de Segurança, nós pudéssemos também retirar recursos para equipar o nosso Corpo de Bombeiros, com um projeto especial para o patrimônio histórico de Minas Gerais", disse Aécio.


Texto Anterior: Cidade sediou Inconfidência
Próximo Texto: Panorâmica - Violência: Tráfico ordena toque de recolher em SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.