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TRANSPORTE
Divulgação sobre mudança atrasa, e SPTrans decide não multar empresas por falhas na operação que começa amanhã
Prefeitura prevê confusão com fim de linhas
PALOMA COTES
AMARÍLIS LAGE
DA REPORTAGEM LOCAL
A prefeitura atrasou a campanha de divulgação do fim de pelo
menos 15% das linhas de ônibus
de São Paulo, admitiu que a publicação ontem de anúncio pago sobre as mudanças pode ter "alguns
erros" e reconheceu que as alterações -que incluem a troca do
nome e até de itinerário de outras
191 linhas- podem confundir as
viações e boa parte dos 3,5 milhões de usuários diários.
A mudança terá início amanhã,
mas a SPTrans (empresa municipal que gerencia o sistema) anunciou que não vai multar as viações
que não cumprirem horários e itinerários nos primeiros dias.
A SPTrans havia prometido distribuir ontem mais de 590 mil
panfletos explicativos nos terminais de ônibus. Mas um atraso na
gráfica, alega a prefeitura, atrapalhou a entrega. Além disso, o serviço telefônico 158 -que estaria à
disposição na noite de ontem-
só começará a operar com as novas informações hoje. O mesmo
vale para o site da SPTrans
(www.sptrans.com.br).
As propagandas em rádio e televisão só começarão a ser veiculadas na segunda-feira -quando
começa, segundo a SPTrans, o
"verdadeiro teste das mudanças".
No sábado, são transportados 1,2
milhão de passageiros.
O presidente do órgão, Gerson
Bittencourt, afirma que está tranquilo quanto à nova operação e
descartou adiar o início da operação por conta do atraso na divulgação. Ele admite que haverá problemas e reclamações, mas diz
que a reestruturação é "extremamente necessária".
"Agora, nosso lema para a população, será: desculpem-nos o
transtorno, estamos trabalhando
para melhorar o transporte coletivo da cidade", afirmou.
Mas, segundo ele, não haverá
falta de ônibus. Os veículos das linhas excluídas serão incorporados às de outros trajetos.
"O que vai acontecer é a adaptação desses usuários a uma nova linha ou a uma linha já utilizada
que apenas trocará de nome, por
exemplo", diz Bittencourt.
Ontem, o presidente da
SPTrans esteve reunido com empresários do setor para explicar as
estratégias de comunicação da
prefeitura e também para conversar sobre a possibilidade de ajustes nas próximas semanas.
"Nos primeiros dias, não vamos
multar as empresas. Existe a possibilidade de erro, de o motorista
não passar no ponto por não saber o itinerário", disse.
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