São Paulo, quinta-feira, 16 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baixada Santista tem pior taxa do Estado

De cada mil crianças que nascem na região, 16 morrem antes de completar um ano; melhor índice é o de Barretos (9,8)

A região que teve a maior redução na mortalidade infantil entre 2007 e 2008 foi o Vale do Ribeira, com variação de 25,1%

DA REPORTAGEM LOCAL

A Baixada Santista tem o pior índice de mortalidade infantil do Estado, de acordo com os dados divulgados ontem. De cada mil bebês que nascem, 16 morrem antes de completar um ano. Em Peruíbe, um dos nove municípios da Baixada, o índice é ainda superior: 24.
O próprio governador José Serra (PSDB) afirmou ontem, após a divulgação dos números, que o "índice não é muito bom". "Está acima dos índices de desenvolvimento da região, precisamente por causa dos problemas da rede de esgoto, que estão sendo resolvidos agora", completou. No último ano, a região apresentou um recuo de 10,9% no índice -maior que o apresentado no Estado (3,9%).
A região da Baixada Santista tem um índice de coleta e tratamento de esgoto de 54%, segundo dados de abril da Sabesp. A empresa vem divulgando seguidamente que a situação está melhorando e que pretende ampliar a rede para 95% até 2011. Mas organizações não governamentais reclamam que o problema ainda persiste.
A região do Estado que apresenta o menor índice de morte de crianças até um ano é Barretos (9,8). Em seguida, aparecem Ribeirão Preto (10) e Franca (10,2), no interior do Estado.
Segundo o governador, essas regiões são mais ricas e apresentam uma boa rede de saúde, o que ajuda a manter os índices.
O Vale do Ribeira foi a região onde houve maior redução na mortalidade infantil no último ano: uma variação de 25,1%.
O governo não divulgou ontem os dados por distrito da capital e informou que ainda não há data prevista para fazê-lo.
Dados do ano de 2007 mostram que Marsilac (extremo sul da cidade), com índice de 39,6, tem mortalidade infantil pior que a do Iraque (36) e a do Paraguai (24).


Texto Anterior: Mortalidade infantil cai pela metade em SP em 13 anos
Próximo Texto: Análise: Índice revela grau de desenvolvimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.