UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Para especialistas, país não consegue alfabetizar crianças adequadamente
Relatório encomendado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados a sete especialistas na área concluiu que o país não está conseguindo alfabetizar adequadamente suas crianças e que as avaliações existentes há mais de dez anos não estão sendo utilizadas para melhorar a qualidade do ensino.
"A principal conclusão é a de que as políticas e práticas de alfabetização de crianças no Brasil e os currículos de formação e capacitação de professores alfabetizadores não acompanharam a evolução científica e metodológica que vem ocorrendo nos últimos 30 anos em todo o mundo", afirmou o professor José Carlos de Morais, da Universidade Livre de Bruxelas, na abertura do seminário sobre o tema na Câmara ontem.
"Problemas históricos como o da alfabetização de adultos só poderão ser devidamente superados quando o país conseguir assegurar uma alfabetização e um ensino fundamental de qualidade para todos", diz o texto.
A observação dos especialistas tem sido usada pelo presidente da comissão, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), para criticar o programa Brasil Alfabetizado, lançado na semana passada. A secretária de Ensino Infantil e Fundamental do MEC, Maria José Feres, presente no evento, disse que o governo trabalha nas duas direções (alfabetização infantil e de jovens e adultos). (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Panorâmica - Febem: Laudo confirma maus-tratos em Ribeirão Preto
Próximo Texto: Ceará: Professores decidem manter paralisação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.