São Paulo, quarta, 16 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confirmado primeiro caso de hantavírus em Minas Gerais

Belo Horizonte

Uma mulher na faixa etária dos 30 anos foi a primeira vítima do hantavírus -doença transmitida por meio de contato com ratos infectados- em Minas Gerais.
Ela morreu no d ia 19 de agosto em Uberlândia (região do Triângulo Mineiro) e o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, confirmou o caso há cerca de 15 dias.
Além desse caso, há a suspeita de mais duas ocorrências do hantavírus na cidade. O Instituto Adolfo Lutz está realizando os exames e os resultados devem sair até o final da semana. A Secretaria da Saúde de Uberlândia não quis revelar o nome dos pacientes.
Somente o Estado de São Paulo havia apresentado casos de hantavírus até então.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberlândia diz, porém, que ainda não foi confirmado que a mulher morta em agosto tenha adquirido a doença no município -a vítima teria feito várias viagens no período anterior à sua morte.
A infectologista e coordenadora de ações da Vigilância Epidemiológica de Uberlândia, Regina Freire Araújo, garante que os suspeitos estão em suas casas. Sobre possíveis riscos de transmissão aos familiares, Regina Araújo diz que "não existe nenhum caso documentado de transmissão pessoa a pessoa do hantavírus no Brasil".
Regina informa que, no próximo dia 28, técnicos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Nacional de Saúde vão estar em Uberlândia para capturar ratos e realizar testes a fim de detectar a presença do hantavírus.
Segundo ela, desde de que foi confirmado o caso de hantavírus em Uberlândia, vem sendo feito um trabalho de "varredura" nos hospitais da cidade para detectar possíveis casos suspeitos.
(RANIER BRAGON)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.