São Paulo, quinta, 16 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pilotos têm mais de 250 h de vôo

da Reportagem Local

Os dois homens que estavam no monomotor são pilotos com bastante experiência, segundo Ruy Carlos Silveira Crescenti, presidente do aeroclube.
O aluno Renato Rabay Dutra, que pilotava o avião, está fazendo curso para ser instrutor de vôo.
De acordo com Crescenti, Dutra já tem habilitações para piloto privado (amador) e comercial (profissional). "Ele tem 271,8 horas de vôo aqui no aeroclube", afirmou o presidente.
O instrutor que acompanhava Dutra, João Miguel de Aquino Neto, trabalha no aeroclube há um ano e meio e já tem 578,5 horas de instrução de vôo.
Segundo Crescenti, se um dos dois tivesse tido algum problema, como, por exemplo, um desmaio, o outro teria todas as condições de trazer o avião de volta.
O presidente do aeroclube acredita ainda que Aquino Neto deve ter assumido o controle do avião ao ser detectado o problema.
"Esse é o procedimento normal de qualquer vôo. O comandante da aeronave deve sempre assumir", afirmou.
Segundo Crescenti, os pilotos fizeram o procedimento correto para pousos de emergência em vias públicas.
"Eles reduziram a velocidade do avião para o mínimo possível, desligaram a parte elétrica para evitar incêndios e tentaram pousar na direção do fluxo de veículos, e não na contramão. O problema é que, na perda de altitude, acabaram batendo no poste (placa)", disse.
Segundo o presidente, todos os pilotos do aeroclube fazem periodicamente um treinamento para situações de panes.

Cedido
De acordo com Crescenti, o monomotor acidentado era um dos cinco Aeroboeros que foram cedidos ao aeroclube pelo DAC.
"O departamento comprou 400 aviões deste modelo para incentivar o ensino de pilotagem nos aeroclubes de todo o país."
Crescenti afirmou que não aconteciam acidentes com o aeroclube havia mais de dez anos. "Problemas como furar o pneu no pouso ou derrapar e sair da pista acontecem de vez em quando, mas isso não é considerado acidente aéreo", disse.
O presidente, no entanto, disse que não tem estatísticas sobre acidentes envolvendo aviões do aeroclube. "O aeroclube foi fundado em 1931 e sei que temos um índice muito baixo de acidentes." (RK)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.