São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas são mapeadas

DA SUCURSAL DO RIO

Mapeamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio constatou a existência de 87 atividades empresariais cujos rejeitos deságuam na bacia do rio Jequiá, na Ilha do Governador.
A pesquisa concluiu que há na bacia 61 oficinas mecânicas, 12 postos de combustíveis, 4 lavanderias e 2 marmorarias. As oito outras atividades empresariais não foram detalhadas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Maurício Lobo, nenhuma das atividades mapeadas na região resulta no despejo de mercúrio nas redes de esgoto e de águas pluviais que seguem para as bacias. Ele suspeita que a contaminação na bacia pode ser proveniente da baía de Guanabara.
"Nós percorremos toda a bacia (do rio Jequiá). Não encontramos atividades que possam ter causado a poluição por mercúrio. Só se for uma coisa hiperclandestina, o que acho difícil", afirmou.
Segundo ele, a pesquisa desenvolvida na região do rio Jequiá está praticamente encerrada. "Só falta o relatório", disse.
O secretário destacou o trabalho de recuperação do manguezal que, segundo ele, vem sendo realizado pela prefeitura.
A Secretaria de Meio Ambiente desenvolve em toda a cidade um programa com o objetivo de controlar a poluição hídrica. (ST)


Texto Anterior: Recuperação mobiliza grupo
Próximo Texto: Cientistas pesquisam a região amazônica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.