São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recuperação mobiliza grupo

DA SUCURSAL DO RIO

A recuperação do manguezal do Jequiá mobiliza artistas. O cantor e compositor Chico Buarque de Holanda doou um barco para que os ambientalistas possam percorrer os 16 mil m2 do mangue.
O motor do barco foi doado pelo compositor e escritor Hermínio Bello de Carvalho, que se engajou pessoalmente na recuperação do manguezal.
Bello de Carvalho chegou a escrever o texto "São Pixinguinha visita o manguezal do Jequiá", distribuído pela Associação Amigos do Manguezal do Jequiá.
Por causa do apoio, a comunidade homenageou Chico Buarque e Hermínio Bello de Carvalho. O barco foi batizado com o nome de "Chico Bello".
Os integrantes do conjunto MPB-4 e a cantora Cristina Buarque (irmã caçula de Chico) também realizaram atividades no manguezal.
A colônia de pesca do Jequiá, fundada em 17 de novembro de 1920, é a única que resta das cinco que existiam na Ilha do Governador.
O ambientalista José Luiz de Castro Ferreira, 42, nascido na área, é um dos líderes comunitários que participam da recuperação do manguezal. Ele preside a associação.
Ferreira foi informado pelo biólogo Fernando Neves Pinto da presença de mercúrio no mangue. "Esse mercúrio é uma incógnita. A gente não sabe de onde vem. A quantidade é muito alta para um lugar que não tem indústria", afirmou o ambientalista.
Ferreira disse estar preocupado com a presença do metal na lama do mangue e com a possibilidade de contaminação dos pescados.
"A gente sabe que, para ficar doente, precisa comer muito. O problema é que ninguém come um caranguejo só", afirmou Ferreira.
O manguezal passa por um processo de recuperação de sua vegetação original. Vários trechos do mangue estão sendo replantados com mudas produzidas na própria comunidade, em uma estufa doada pela Shell. Por mês, a estufa produz cerca de 40 mil mudas.


Texto Anterior: Ambiente: Mercúrio contamina manguezal no Rio
Próximo Texto: Empresas são mapeadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.