UOL


São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem é campeão em acidente

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma frase popular diz: "Mulher no volante, perigo constante". Mas as estatísticas mostram que os homens são a maior ameaça à segurança do trânsito: são campeões em infrações e acidentes.
Um estudo do professor Horácio Augusto Figueira, realizado em 2003 em parceria com a SET (Superintendência de Engenharia de Tráfego de Salvador), confirmou na capital baiana um fenômeno que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já havia constatado na capital paulista.
Pela pesquisa, na média entre todos os dias da semana, 2,46% dos homens desrespeitam a faixa de pedestres e atravessam no semáforo vermelho. Entre as mulheres, esse índice cai para 1,71%.
Aos domingos, dias em que um número menor de carros está circulando e as pessoas costumam sair mais para beber, a quantidade de infrações aumenta para os dois sexos: 3,90% dos homens e 2,51% das mulheres.
A pesquisa mostrou também que, em Salvador, os motoristas cometem cerca de 143 milhões de infrações por ano, sendo que apenas uma a cada 2.686 são multadas por fiscais da SET.
"A irresponsabilidade dos motoristas é agravada pela sensação de impunidade", reforça Cristina Aragon, gerente de educação no trânsito de Salvador.
Em São Paulo, um levantamento de 1999, realizado pela CET, já apontava que 87,4% dos ocupantes de veículos mortos em acidentes de trânsito e 75,6% de todos os atropelados eram homens.
Das batidas fatais, 51,4% envolviam pessoas com idades entre 18 e 30 anos. (SI E AI)


Texto Anterior: Motoboys lideram infrações em SP
Próximo Texto: Danuza Leão: Será?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.