São Paulo, sexta-feira, 16 de novembro de 2007

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Para governo federal, ampliar Viracopos é opção a 3º aeroporto

União prevê ainda uso de trem de alta velocidade ligando São Paulo e Campinas; idéia tem apoio do governo estadual

Para cúpula do governo Lula, Viracopos é um aeroporto que opera aquém de sua capacidade; 3ª pista em Cumbica deve ser feita

KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Três meses depois de anunciar a construção de um terceiro aeroporto de grande porte para atender a capital paulista, a tendência do governo federal é a ampliação de Viracopos (Campinas) com uma conexão de trem de alta velocidade com a cidade de São Paulo.
Segundo a Folha apurou, essa é a solução que reúne hoje mais apoio na cúpula do governo. Conta ainda com a simpatia do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que é amigo de Nelson Jobim, ministro da Defesa e responsável pela gestão da crônica crise aérea.
A decisão de construir um novo aeroporto na região metropolitana de São Paulo foi tomada após o acidente com o avião da TAM, em Congonhas, no dia 17 de julho -evento que vitimou 199 pessoas. O novo aeroporto fazia parte de um pacote em resposta ao mais grave acidente da história da aviação brasileira.
Na avaliação da cúpula do governo, Viracopos é um aeroporto que opera aquém de sua capacidade. Uma reforma que ampliasse a capacidade de atendimento de vôos e um meio de transporte rápido até a capital tornariam Viracopos a melhor solução para desafogar Congonhas e impedir que o aeroporto de Guarulhos fique sobrecarregado. As boas condições meteorológicas e o relevo plano na região de Viracopos também contam a favor dessa solução.

Rede de trem
Nas conversas reservadas entre autoridades federais e paulistas, cogita-se a criação de uma rede de trem de alta velocidade que ligue Viracopos ao centro da capital paulista. Daí, o trem seguiria para Guarulhos e, depois, para o Vale do Paraíba. Esse trem faria a ligação entre São Paulo e o Rio.
Quando fala do assunto, o governo federal cita o chamado trem-bala ou trem de altíssima velocidade, capaz de andar a cerca de 300 km por hora. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já demonstrou simpatia por essa opção.
Já o governo paulista prefere o trem de alta velocidade. Este tipo de composição custa menos do que o trem-bala e trafega a uma velocidade entre 180 km e 200 km por hora.
Esta opção seria mais realista, barata e eficiente, avaliam algumas autoridades federais, como Jobim, e o governo paulista. A ligação entre Viracopos e a capital paulista poderia ser feita em aproximadamente meia hora, tempo relativamente bom para uma cidade da dimensão de São Paulo. O trajeto entre São Paulo e Rio demoraria entre duas horas e meia e três horas.
Além disso, a terceira pista no aeroporto de Guarulhos deverá realmente sair do papel. Nas últimas conversas com Lula, Jobim e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) acertaram que essa obra seria realizada, segundo apurou a Folha.


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