São Paulo, quarta, 16 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos pioram e vomitam água

da Reportagem Local

O estado de saúde dos sequestradores de Abílio Diniz piorou ontem. Apesar de o Hospital das Clínicas, onde estão internados, não ter divulgado boletim médico ontem, familiares afirmaram que o argentino Humberto Paz, líder do grupo, e o chileno Sérgio Urtubia passaram o dia vomitando.
Eles estão há um mês sem comer, tomando apenas água. Segundo a mãe de Urtubia, Eliana Urtubia, 58, ele e Paz vomitam toda a água que tomam e estão com a boca seca.
Breno Altman, do comitê de apoio aos presos, disse que os médicos explicaram os vômitos como uma reação à falta de glicose. O caso de Humberto, que também vomitou sangue, teria sido complicado pelo fato de ele ter dentes quebrados e não tratados.
Segundo o relato dos familiares, todos os presos estão muito debilitados e quase não se levantam da cama. Eles teriam ficado decepcionados com o adiamento do julgamento no Tribunal de Justiça.
"O resultado do julgamento não acaba com a greve, mas, como o presidente diz que a solução é judicial, se o julgamento não acabar eles temem que a situação não se resolva antes da morte de um deles", disse Begoña Ojeda, filha da chilena Maria Emília Marchi.
Ela, Urtubia e o brasileiro Raimundo Costa Freire estão recebendo, por meio de medicamentos, reposição de sódio e potássio. A falta acentuada desses nutrientes pode provocar parada cardíaca, convulsões e edema cerebral.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.