São Paulo, terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO

Capital paulista teve ontem a temperatura mais alta deste verão; fenômeno La Niña traz chuvas à região Norte

Calor intenso deve se manter por 3 meses

THARSILA PRATES
DA REPORTAGEM LOCAL

Ontem, os termômetros da capital paulista registraram a temperatura mais alta desde o início deste verão -33,9C.
Segundo a meteorologia, os paulistas podem ir se acostumando com as temperaturas elevadas. Técnicos de diversos institutos que estiveram reunidos na última sexta-feira em Cachoeira Paulista (202 km de São Paulo) afirmam que o calor será intenso na cidade durante os próximos três meses.
De acordo com eles, as temperaturas na capital ficarão acima da média, que oscila entre 26C e 29C nesta época do ano. No interior do Estado, na região oeste, as temperaturas poderão superar a média de 30C a 32C. Os demais Estados da região Sudeste também terão temperaturas elevadas e possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde em conseqüência do calor.
Temperaturas acima da média -que oscila entre 22C e 26C- também deverão ser registradas em Brasília.

Chuvas acima da média
Já no norte do Amapá e do Pará -Estado que em 2005 teve municípios em estado de emergência por causa da seca-, os meteorologistas prevêem chuvas acima da média, que costuma chegar a quase mil milímetros nesta época do ano. O meteorologista Lincoln Muniz, do Grupo de Previsão Climática do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), afirma que a explicação para as chuvas acima da média até abril está no fenômeno La Niña, ocasionado pelas baixas temperaturas do oceano Pacífico.
Ao contrário do extremo norte do país, os meteorologistas estão prevendo chuvas abaixo da média -que varia de 300 a 700 milímetros- nos Estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e no oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
No Nordeste, a previsão climática para o próximo trimestre será divulgada nesta sexta-feira, quando termina a reunião da Fundação Cearense de Meteorologia.


Texto Anterior: Na espera: Sindicato propõe fim da greve na Unicamp
Próximo Texto: Abandonada pela prefeitura, praia de Florianópolis vira esgoto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.