São Paulo, sábado, 17 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOSÉ DE CASTRO BIGI (1929-2009)

Ex-presidente da OAB-SP e corintiano roxo

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Foram 15 dias de campanha. Os esforços de José de Castro Bigi em presidir seu time do coração, porém, não foram suficientes: em 1969, perdeu, mas saiu "engrandecido" das eleições, escreveu, na época, o jornalista Lourenço Diaféria, nesta Folha.
"Seu argumento maior é o amor que dedica ao Corinthians, que quer ver sempre mais respeitado e mais poderoso", registrou o repórter.
Corintiano roxo, foi conselheiro vitalício do clube.
Chegou inclusive a sofrer um acidente de avião com o time, lembra a filha Marina.
Por sorte, foi só um susto.
Mas foi como advogado que Bigi se destacou -e venceu eleições: presidiu a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de SP por duas vezes: no início dos anos 80, tendo o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos como vice, e no começo dos anos 90. Bigi foi responsável pela instalação da Comissão de Direitos Humanos na Ordem e defensor da abertura política no país. "A ditadura é incompatível com a independência e com a autonomia que devem nortear a função do advogado", disse à Folha, em 1981. Em 1992, lembra o advogado Pedro Lessi, que foi seu sócio, Bigi estava no presídio do Carandiru, em SP, quando 111 presos foram mortos pela polícia -tentava negociar uma solução pacífica.
"Ele fazia consultas gratuitas, muitas vezes tirou do próprio bolso. É um ícone da advocacia no país", afirma.
Para a advogada Priscila Fonseca, que trabalhou com ele, Bigi era muito "jeitoso" ao tratar as pessoas. "Ele era uma peça rara: cativante, boêmio, amante de vinho, ópera e poesia. E corintiano."
Especialista em direito da família, foi juiz do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), deu aulas de direito civil e comandou a Aasp (Associação dos Advogados de SP). Morreu anteontem, aos 79, em SP, em decorrência de problemas cardíacos. Deixa cinco filhos e seis netos.
obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Justiça dá 48 h para Sabesp melhorar água do Guarujá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.