São Paulo, terça, 17 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHUVAS 2
Cidade mais atingida é Macaé, a 190 km da capital, que pode decretar estado de calamidade pública
Estado do Rio tem 2.260 desalojados


Há 171 pessoas desabrigadas no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde chove há cinco dias, segundo a Defesa Civil


da Sucursal do Rio

A Defesa Civil informou que 2.260 pessoas estão desalojadas e 171 desabrigadas no interior do Estado do Rio de Janeiro como consequência das fortes chuvas que, há cinco dias, castigam o Estado.
São consideradas desalojadas as pessoas que são obrigadas a deixar suas casas e desabrigadas aquelas que perdem definitivamente seus bens.
Até o final da tarde de ontem, não havia confirmação oficial da situação de Macaé, município a 190 km da capital, onde a situação é mais crítica. Chove e venta forte no município desde sexta-feira.
Segundo o prefeito de Macaé, Silvio Lopes Texeira (PSDB), a estimativa do números de desalojados chega a 6.500 e 800 pessoas estão desabrigadas. Essas pessoas estão sendo alojadas na prefeitura, em clubes e em escolas.

Remoções
"A situação é muito crítica, os números aumentam a cada momento porque temos que remover as pessoas das áreas de risco. O trabalho é duro porque as pessoas não querem deixar suas casas, mas não podemos arriscar", disse o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, que cumpre o seu segundo mandato, nunca choveu tanto na região e o grande problema é que as chuvas aumentaram o nível do rio Macaé, que transbordou, inundando todos os afluentes.
"Moro aqui há 41 anos e nunca vi situação assim. Tenho conversado com os mais idosos e parece que a situação é inédita mesmo", afirma o prefeito.
"Minha maior preocupação agora é que as comportas do canal Virgem Santa transbordem também", disse ele.
Os bairros mais afetados na cidade são Nova Holanda, Malvinas e Parque Aeroporto.
Uma ponte desabou na região do córrego do Ouro. No morro de São João, no centro da cidade, um deslizamento atingiu quatro casas, mas ninguém ficou ferido.
No final da tarde, representantes do Exército e da Defesa Civil seguiram para Macaé para analisar, em reunião com o prefeito, se deveria ser decretado ou não o estado de calamidade pública.
Em Silva Jardim, município localizado a 190 km do Rio, 200 pessoas estão desalojadas. Quissamã, município vizinho a Silva Jardim, tem 120 desalojados e 10 desabrigados. Itaguaí tem 6 desabrigados.
As rodovias federais BR-114 (entre Rio e Juiz de Fora), BR-101 (entre Rio e Campos) e BR-493 (entre Magé e Manilha) tiveram trechos interditados no início da tarde de ontem por causa do alagamento das pistas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.