São Paulo, terça, 17 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva "pequena" transtorna cidade

ANDRÉ MUGGIATI
da Reportagem Local

Quanto precisa chover em São Paulo para que se instale o caos?
"Cada vez menos", diz o diretor do DAEE (Departamento de Águas e Esgotos, do governo estadual), o engenheiro Mário Tadeu Leme de Barros. Para ele, chuvas como as de ontem e anteontem, há 15 anos, não causavam os transtornos que provocaram.
Segundo medições do DAEE, anteontem choveu, em média, 30 mm na cidade de São Paulo. Na manhã de ontem, entre as 7h e as 12h, choveu outros 20 mm. Os valores, de acordo com Barros, "são corriqueiros, se comparados a grandes chuvas já registradas".
O ano de 98 não é atípico em termos de chuvas. Até agora, as precipitações estão abaixo das médias históricas.
Segundo o engenheiro, que é também professor da Escola Politécnica da USP, "chuvas cada vez menores tendem a causar transtornos cada vez maiores".
Isso porque, de acordo com ele, o ritmo das obras antienchentes não acompanha o crescimento da cidade. O asfaltamento das ruas impermeabiliza o solo. Por isso são necessárias galerias subterrâneas cada vez maiores, para dar vazão à água.
Outras obras essenciais para evitar as enchentes são o rebaixamento da calha e o desassoreamento (retirada de barro e lixo do leito) do rio Tietê. Essas obras são importantes para evitar que o rio transborde. Também é importante a limpeza das ruas, para evitar que o lixo entupa os bueiros ou vá parar no rio, agravando esse problema.
Segundo Barros, o caos também aumenta com os sucessivos dias de chuva. Vários dias seguidos com chuva fazem com que o solo fique encharcado, impossibilitado de absorver a água. É a principal causa dos deslizamentos em áreas de risco, pois a terra dos barrancos fica mais pesada e barrenta, tendendo a desmoronar.
Portanto, os problemas enfrentados pelos paulistanos nos últimos dias podem aumentar, caso continue chovendo. E as previsões meteorológicas são de que haja mais chuva, pelo menos até amanhã.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.