São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

Votou no Pitta? Então seguuuuura, peão!

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Quem é burro peça a Deus que o mate e ao diabo que o carregue, não é mesmo?
Enquanto batuco estas mal traçadas, um Niágara desaba lá fora. A chuva começou há pouco mais de dez minutos e a água já está chegando à altura da porta dos carros estacionados na rua.
A entrada do meu prédio alagou e a calçada foi totalmente encoberta pela chuva.
Olhei pela janela antes de sentar para escrever e vi uma mulher tentando atravessar a rua na esquina, onde carro nenhum consegue mais passar. Agora, toda encharcada, a sofredora faz hora debaixo de um toldo.
Pois eu pergunto: por que essas cenas estão se repetindo pela milionésima vez? Por que a inundação da minha rua virou lugar comum até no começo do outono?
Ora, qualquer batráquio sabe a resposta, não sabe? Porque os bueiros estão sempre entupidos.
E a culpa de quem é?
Na minha humilde opinião, a culpa é sua, cidadão irresponsável, que até ontem, por comodismo, conservadorismo, arrogância e para não dar o braço a torcer, se negou a admitir que o senhor Paulo Maluf reduziu a sua querida cidade a um enxurdeiro brutal e sem vintém.
Alô, você aí, motorista de táxi, que naquela eleição para prefeito distribuía santinhos do Pitta aos seus passageiros!
Alô, a senhora, mãe de família e dona-de-casa, que não se acanhava em declarar com todas as letras às outras mães na porta da escola que seu voto era do Pitta!
Alô, o senhor, contribuinte assalariado, que andava feliz e contente com o adesivo do Pitta grudado no vidro do carro!
Será que desta vez você aprendeu a lição de uma vez por todas?
E você, que além de votar no Maluf e no Pitta, também ajudou a eleger essa cambada de semi-analfabetos para a Câmara Municipal? Você está contente? Está se sentindo realizado por ter exercido com tanta propriedade o seu direito de voto?
Está dizendo o quê ao seu filho? Que o candidato do papai virou um gângster da noite para o dia? Que você caiu no conto do vigário? Que não passa de um otário?
Já não bastava ter dado o seu voto ao Collor? Ou será que você vai continuar envergando esse cabresto invisível e tentar me convencer de que a culpa pelos bueiros entupidos, pela corrupção, pela falência e degeneração da cidade é toda do Covas?
Eu não me espantaria. Afinal, foi para ouvidos como os seus que Maluf disse que o governador Mário Covas está por trás das acusações de Nicéa.

QUALQUER NOTA

Banca de jornal
Para ajudar a preservar uma das melhores bancas de Sampa, a Jardins, inclua seu nome no abaixo-assinado à disposição dos clientes. A banca, que faz triângulo com o Pandoro e o Bolinha na av. Europa, luta para impedir que a Regional de Pinheiros (a mesma que desencadeou a CPI da máfia da propina), diminua seu espaço físico.

Fácil?
Quem bolou a promoção da Net para o GP de F-1 nunca deve ter visto um carro de corrida. Veja a chamada: "Ganhar um desses prêmios é mais fácil que fazer a pole-position".

Bom tamanho
Mick Jagger ainda nem decorou direito o nome de Luciana Gimenez e o pessoal acha R$ 20 mil de pensão pouco?


E-mail barbara@uol.com.br
www.uol.com.br/barbaragancia/




Próximo Texto: Polícia: Camelô que denunciou esquema de corrupção de fiscais é assassinado
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.