São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medicamentos serão comprados pela Opas

DANIELA NAHASS
free-lance para a Folha

O diretor da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), George Alleyne, disse ontem que o governo brasileiro está estudando a compra de medicamentos para o tratamento da Aids e de doenças tropicais por meio do fundo rotatório. Segundo ele, a Opas já está elaborando a lista desses remédios para abrir a licitação.
O fundo rotatório é organizado pela Opas, que faz o levantamento da necessidade de determinado remédio juntos aos países pan-americanos. A Opas pesquisa o preço junto a laboratórios de todo o mundo. Como o número de pedidos é grande, os remédios saem por um preço mais baixo.
Atualmente o Ministério da Saúde brasileiro já compra vacinas por meio desse sistema. O diretor da Opas não soube precisar qual é o percentual da redução de preços. "Depende muito do número de remédios que vamos comprar", explicou. Segundo Alleyne, "não é fácil" introduzir a compra de novos remédios.
Quando o governo brasileiro decidiu comprar vacinas por meio desse fundo houve reação de produtores de vacinas que tradicionalmente forneciam ao governo. Os preços de aquisição internacional pelo fundo se tornaram mais baixos e o governo passou a priorizar suas compras por esse sistema.
George Alleyne falou sobre a possibilidade de o Brasil comprar outros remédios por meio do fundo rotatório durante o seu depoimento na CPI dos Medicamentos. Ele disse que essa é uma alternativa para a compra de remédios a preços mais baixos. Outra alternativa é o incentivo dos genéricos.
Para o diretor da Opas, o governo brasileiro está no caminho certo ao incentivar a produção de remédios genéricos. "Eu felicito o governo brasileiro por fortalecer uma política nacional de medicamentos e permitir o acesso da população aos remédios", disse.
Alleyne disse que a Opas apóia essa iniciativa e deu algumas sugestões para que a produção de genéricos vire uma realidade no país. Ele sugeriu também que o governo faça a divulgação de uma lista com os preços dos genéricos.


Texto Anterior: Comissão avalia roubo de remédios
Próximo Texto: Doenças seriam controláveis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.