São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doenças seriam controláveis

da Sucursal de Brasília

Pelo menos 60% das consultas pediátricas e 40% das internações de menores de 5 anos nas Américas são fruto de doenças transmissíveis -como infecções respiratórias agudas, sarampo, malária, tuberculose, dengue e meningite-, que poderiam ser evitadas com vacinação e campanhas educativas.
Entre 1995 e 1999, cerca de 188,8 mil menores de 5 anos morreram nos 26 maiores países das Américas a cada ano em decorrência de doenças transmissíveis.
A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) quer que, em 2002, as mortes anuais por esses males fiquem em torno de 90 mil. O diretor da entidade, George Alleyne, esteve em Brasília ontem para lançar o programa. Só o Brasil terá de evitar 24 mil mortes para a meta ser cumprida.
Segundo pesquisa da Opas, mais de 50% das crianças que procuram a rede hospitalar nos 26 países são tratadas com antibióticos sem de fato necessitar do remédio.
O uso abusivo de antibióticos resulta em risco para a saúde das crianças, porque elas podem desenvolver resistência antibacteriana, Além disso, ocorre desperdício de recursos públicos destinados à saúde -que são insuficientes na maioria dos 26 países.
Um dos pontos principais da campanha no Brasil é o investimento na formação de equipes de Saúde da Família, projeto em que médicos acompanham pacientes por meio de visitas domiciliares.


Texto Anterior: Medicamentos serão comprados pela Opas
Próximo Texto: Banco de sangue é interditado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.