São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA
Objetivo é reduzir inadimplência; Intelig é favorável
Anatel autoriza operadoras a enviar conta única de telefone

da Reportagem Local

da Sucursal de Brasília

A Anatel autorizou ontem as empresas de telefonia a emitirem uma única conta telefônica para a cobrança conjunta. Até então, cada empresa era obrigada a emitir uma fatura separada pelos serviços prestados por ela.
Assim, cada consumidor poderia receber até quatro contas no final do mês, duas de chamadas locais e duas de ligações de longa distância. Em São Paulo, por exemplo, os usuários pagavam até agora contas à Telefônica, Vésper, Embratel e Intelig. Agora, poderão pagar uma única fatura.
Segundo Luiz Tito Cerasoli, conselheiro da Anatel, a agência tem interesse e vai incentivar que as empresas voltem a cobrar em uma única fatura, pois esse sistema é melhor para o consumidor.
Com as faturas múltiplas, a Anatel vinha recebendo várias reclamações de aumento da inadimplência, pois os consumidores não estavam adaptados a efetuar os vários pagamentos.
Para permitir a cobrança única, a Anatel modificou um critério na avaliação de qualidade das empresas, que todas devem cumprir todos os meses.
Pelo critério antigo, todas as reclamações sobre contas telefônicas eram computadas às empresas que enviavam as faturas. A partir de hoje, as reclamações serão divididas entre as empresas que compartilharem a fatura.
"Não há mais obstáculos para a cobrança em conjunto dos serviços telefônicos. As empresas não são obrigadas a emitir uma única conta, mas a Anatel irá fazer o possível para incentivá-las a unificar a fatura", afirmou Cerasoli.
A Anatel esclareceu que as contas conjuntas serão emitidas pela primeira operadora de telefonia regional. No caso de São Paulo, a Telefônica. No boleto, todas as despesas efetuadas pelo usuário estarão discriminadas.
A agência esclareceu também que irá arbitrar a divisão dos custos de emissão das faturas entre as empresas que fizerem a cobrança conjunta.
Por fim, a Anatel anunciou que deve realizar uma auditoria até abril em todas as empresas de telefonia fixa no Brasil.

São Paulo
As operadoras do Estado de São Paulo já se pronunciaram sobre a autorização da Anatel, liberando a cobrança em conjunto pelas diferentes empresas.
A assessoria de imprensa da Intelig declarou que a empresa é favorável à cobrança conjunta. "Desde o início estamos negociando parcerias para que os clientes recebam apenas uma fatura", informou a assessoria. A empresa tem ainda a intenção de dar a opção de escolha para os clientes. Assim, eles poderiam decidir se preferem receber as faturas separadas ou em conjunto.
A Telefônica declarou, também por meio de sua assessoria de imprensa, que vai aguardar a publicação do novo regulamento e que só dará declarações depois de avaliá-lo. Outra operadora procurada, a Embratel, não se manifestou a respeito.



Texto Anterior: Banco de sangue é interditado
Próximo Texto: Fundef: MEC retifica a lista de municípios investigados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.