São Paulo, sábado, 17 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Ele vê banalização da morte

FHC culpa usuários de drogas por violência

DA ENVIADA ESPECIAL A COMANDATUBA(BA)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem que quem alimenta a violência no Brasil são aqueles que "usam drogas". Segundo FHC, quem usa droga no país são os ricos e a classe média.
"Quem alimenta bandido é quem usa droga", disse ontem o ex-presidente durante palestra no Fórum Empresarial, na ilha de Comandatuba, no sul da Bahia.
As afirmações foram uma resposta a um dos presentes no evento. "Nós, daqui a pouco, vamos ter de pegar em armas para nos defender", disse o empresário.
FHC defendeu uma "mobilização nacional" para resolver o problema do consumo das drogas e citou ainda o controle das armas no país como medida urgente para reduzir a violência.
Para ele, o problema da violência no Brasil é o mais grave de todos. Entre os pontos mais problemáticos, ele citou a corrupção no Judiciário, na política e a "própria sabotagem interna", ou seja, a briga entre setores da polícia.
"É uma luta saber quem toma conta", disse o ex-presidente ao se referir ao combate ao crime pelas polícias (Federal, Civil e Militar).
Durante a palestra, o tucano também falou sobre o que chamou de "banalização da morte", fenômeno que, diz, estaria ocorrendo no Brasil nos últimos anos.
"[A banalização da morte] é uma coisa inaceitável. Não há a repulsa da sociedade equivalente ao [crime] que há por aí."


Texto Anterior: Febem: Motim termina com fuga de 29 menores
Próximo Texto: Polícia e Justiça terão R$ 3 bi para "infovia"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.