São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise no Brasil é destaque em encontro

DA ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL

Do acidente do vôo 1907, em setembro, até a recente paralisação do tráfego aéreo, a "situação brasileira" é tema de destaque, curiosidade e análise entre os cerca de 600 controladores de 150 países reunidos nesta semana em Istambul para uma conferência do setor.
E o Brasil, pela primeira vez, é representado nesta conferência por um controlador militar, Wellington Rodrigues, que chefia a delegação com outros cinco controladores civis.
Ainda com aspecto abatido, Rodrigues foi surpreendido por uma onda de apoio e virou uma espécie de celebridade no encontro, promovido pela Ifatca (Federação Internacional de Associações de Controladores de Tráfego Aéreo).
Na cerimônia de abertura, com a presença de autoridades do governo turco, o Brasil foi listado ao lado de outros países como exemplos de crises na qual a categoria não conseguiu ser compreendida.
Pouco depois, os controladores brasileiros angariaram o apoio da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte). Em discurso, o secretário Ingo Marowski, que representa cerca de 300 mil trabalhadores na aviação civil no mundo todo, expressou preocupação com aspectos trabalhistas e o militarismo.
"Temos que nos unir para examinar a situação do Brasil", disse. (LS)


Texto Anterior: Entrevista - Wellington Rodrigues: Controlador sem estímulo é risco à segurança aérea
Próximo Texto: Trânsito: Escola paga R$ 8,5 mil para modificar sentido de rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.