São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto retira pontos finais da região central

DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto da prefeitura prevê a retirada de pontos finais de ônibus da região central de São Paulo. A idéia é que a maioria dos ônibus só tenha parada permanente nos bairros.
"Dependendo da linha, pode haver um só ponto final, fora do centro", diz Maurício Faria, presidente da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo).
A proposta será testada no começo de 2002. Das 23 linhas que estacionam na praça do Patriarca (9) e na rua Xavier de Toledo (14), só oito continuarão a ter ponto final na região central. As paradas permanentes desses ônibus se concentrarão na rua Xavier de Toledo.
As demais 15 linhas terão ponto final apenas nos bairros. A praça do Patriarca, que será reformulada, deixará de ser abrigo dos veículos de transporte coletivo.
O presidente da Emurb diz que a intenção é facilitar os acessos ao centro tanto do transporte coletivo como do individual. O projeto de reforma da região abrange a construção de duas garagens subterrâneas, que seriam concedidas à iniciativa privada pela administração. Uma delas deverá ser construída no subsolo da rua Xavier de Toledo.
A longo prazo, a prefeitura vai estudar a restrição da circulação das linhas regulares de ônibus na região central.
"A idéia é formar uma coroa ao redor do centro, que serviria de parada. Dentro da região, as pessoas usariam outro tipo de transporte, uma espécie de linha circular", diz Faria. Segundo ele, um dos planos envolve a utilização de bondes (e não ônibus) para fazer esses trajetos dentro do centro.


Texto Anterior: Urbanismo: Novo centro já atrai morador e empresa
Próximo Texto: Mudanças será vista em setembro, diz Marta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.