São Paulo, domingo, 17 de maio de 1998

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NA TRILHA
Sofisticação obriga jipeiro a pagar caro por acessórios
Ex-carro de guerra, jipe pode ter até computador de bordo

da Reportagem Local

Criado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) nos Estados Unidos, o jipe era um rústico equipamento militar. O uso do carro para outros fins fez com que ele se adaptasse, a ponto de trazer até um computador de bordo.
Para trilhas e "raids", a maioria dos jipeiros diz que, além do capacete e do cinto de segurança de três pontas, certos aparelhos não podem faltar. O preço de cada um deles, no entanto, chega a dar um susto em quem está começando. Segundo muitos jipeiros, um acessório indispensável é o guincho, essencial para tirar o carro de um buraco. Ele chega a aguentar 6 toneladas e pode custar R$ 1.500.
Os pneus especiais do jipe também podem assustar pelo preço. Um pneu de 31 polegadas pode estar em torno de R$ 120. "O pneu deve ser alto para passar por obstáculos pequenos, como uma pedra, sem precisar do guincho", diz o jipeiro Sérgio Vianna.
Por segurança, os jipes também devem ter pelo menos um cabo de aço no teto, o chamado "santo antônio", que impede o afundamento de capô em caso de capotagem e pode custar R$ 200.
"Um "santo antônio' basta para percursos mais leves", diz o Vicente Paulo Ziccardi Júnior, presidente do Jeep Clube do Brasil. "Mas há quem instale três deles para caminhos mais difíceis."
Ecologicamente conscientes, muitos jipeiros costumam ter no carro algumas cintas para não machucar as árvores em caso de prendê-las com guincho. Elas podem custar até R$ 150.
(RITA NAZARETH)


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