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NA TRILHA
Sofisticação obriga jipeiro a pagar caro por acessórios
Ex-carro de guerra, jipe pode ter até computador de bordo
da Reportagem Local
Criado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) nos Estados Unidos, o jipe era um rústico
equipamento militar. O uso do
carro para outros fins fez com que
ele se adaptasse, a ponto de trazer
até um computador de bordo.
Para trilhas e "raids", a maioria
dos jipeiros diz que, além do capacete e do cinto de segurança de três
pontas, certos aparelhos não podem faltar. O preço de cada um
deles, no entanto, chega a dar um
susto em quem está começando.
Segundo muitos jipeiros, um acessório indispensável é o guincho,
essencial para tirar o carro de um
buraco. Ele chega a aguentar 6 toneladas e pode custar R$ 1.500.
Os pneus especiais do jipe também podem assustar pelo preço.
Um pneu de 31 polegadas pode estar em torno de R$ 120. "O pneu
deve ser alto para passar por obstáculos pequenos, como uma pedra, sem precisar do guincho",
diz o jipeiro Sérgio Vianna.
Por segurança, os jipes também
devem ter pelo menos um cabo de
aço no teto, o chamado "santo
antônio", que impede o afundamento de capô em caso de capotagem e pode custar R$ 200.
"Um "santo antônio' basta para percursos mais leves", diz o Vicente Paulo Ziccardi Júnior, presidente do Jeep Clube do Brasil.
"Mas há quem instale três deles
para caminhos mais difíceis."
Ecologicamente conscientes,
muitos jipeiros costumam ter no
carro algumas cintas para não machucar as árvores em caso de
prendê-las com guincho. Elas podem custar até R$ 150.
(RITA NAZARETH)
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