São Paulo, domingo, 17 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cobertor e casaco devem ser lavados

especial para a Folha

Algumas medidas adotadas em casa podem ajudar a diminuir a incidência e a intensidade de quadros alérgicos nos meses mais frios do ano.
O primeiro passo é evitar os cigarros. Cobertores e casacos que estão saindo do armário pela primeira vez no ano devem ser lavados e secos ao sol. Tapetes devem ser batidos nas áreas externas e as residências devem estar sempre limpas e arejadas.
O quarto das crianças precisa ficar livre de bichos de pelúcia, plantas, tapetes, carpetes e cortinas. Tudo que favorece o acúmulo de pó deve ser evitado dentro de casa. O pó é o habitat natural de um dos principais alérgenos para o ser humano -o ácaro.
Animais de estimação devem ficar sempre fora das casas. Outras medidas úteis são a colocação de tecidos especiais sobre travesseiros e colchões. Esse tipo de tecido, que tem poros minúsculos, evita a passagem dos ácaros. Esterilizadores e substâncias acaricidas (que destroem os ácaros) são parte dos recursos disponíveis.

Componente genético
Existe um componente genético claro nos quadros alérgicos. Filhos de pais alérgicos têm muito mais chance de vir a desenvolver problemas como asma e rinite.
Proteger as crianças potencialmente alérgicas contra os principais alérgenos (como pó, mofo, e pêlos de animais) nos primeiros anos de vida pode evitar casos de asma no futuro. (JB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.