São Paulo, sábado, 17 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP tem maior nš de mortes de homossexuais

DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo é o Estado com maior número de assassinatos de homossexuais por ano. A média é de 21 mortos, segundo o relatório "Assassinatos de Homossexuais no Brasil", do Grupo Gay da Bahia. "O número preocupa. A população de São Paulo é grande, mas crimes de homofobia não podem ocorrer em lugar nenhum", diz Luiz Mott, fundador do grupo. O tema da parada deste ano é "Homofobia é crime".
Além de São Paulo, Pernambuco preocupa a entidade. Lá, a média está em 16 crimes por ano, sendo que a população é seis vezes menor que a de São Paulo. "Para evitar os assassinatos, precisamos de uma legislação que equipare os crimes de homofobia aos de racismo, de coragem dos gays para denunciar ameaças e de punição aos assassinos." Menos de 10% dos criminosos são julgados.
Entre 1980 e 2005, 2.511 homossexuais foram mortos. Em 2005, foram 81. "O número caiu em relação a 2004 [158 casos]. Não porque as mortes diminuíram e sim porque tivemos de parar de fazer o clipping dos casos por falta de dinheiro." Entre as vítimas, 72% são gays, 25%, travestis e 3%, lésbicas.


Texto Anterior: Parada Gay tenta manter recorde hoje
Próximo Texto: Copa do Mundo: Restaurantes fecham ou mudam horário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.