São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabral afirma que os 11 militares são marginais que não honraram o Exército

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Na Alemanha, em viagem oficial, o governador do Rio, Sérgio Cabral, chamou de "marginais" os militares suspeitos de ter entregue três jovens do morro da Providência a traficantes do morro da Mineira.
"A Polícia Civil atuou com firmeza no caso desses 11 marginais que não honraram a farda do Exército Brasileiro. Eles estão apenas travestidos com a farda, portanto devem ser tratados como criminosos", disse.
Para o secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, o caso mostra que Exército é despreparado para atuar em policiamento ostensivo. No início do governo, Cabral defendeu a atuação das Forças Armadas nas ruas.
"Eu diria, no mínimo, que as polícias estaduais estão muito mais preparadas para fazer ostensividade do que as Forças Armadas", afirmou Beltrame. "Se a PM tem mazelas e vive esse problema há 200 anos, uma corporação que começou a fazer isso há pouco tempo, já incorreu num problema desses. É, no mínimo, um momento em que se tem de discutir e retomar uma série de conceitos."
Segundo ele, "ações pirotécnicas" não resolvem os problemas da segurança. Beltrame disse que "é pelas polícias estaduais que passa a segurança pública". Ele mostrou desconforto com a presença de soldados no morro da Providência.

Estado paralelo
O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, afirmou que o caso explicita a falência do poder público nos morros cariocas. "Não bastasse a ausência de Estado e a atuação das milícias e do crime organizado, agora temos situações envolvendo o Exército", disse Britto. "Os militares reconheceram a autoridade do crime organizado para efetivar o julgamento dos cidadãos. É o reconhecimento do Estado paralelo."
O advogado Hélio Bicudo, que na década de 70 ajudou a desbaratar o Esquadrão da Morte em São Paulo, o crime deixa claro que "o Exército é incompetente para realizar policiamento".


Texto Anterior: Comando deu parecer contra ação na favela
Próximo Texto: Moradores relatam uso de droga e ameaças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.