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TRANSPORTES
Empresas de ônibus, que antes reivindicavam uma remuneração maior pelo serviço, aceitaram teto fixado pela prefeitura
Viações cedem e licitação é concluída
PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
Depois de uma disputa de oito
meses com os empresários, a Prefeitura de São Paulo conseguiu
anunciar ontem as viações de ônibus vencedoras da licitação bilionária para explorar o sistema de
transporte coletivo da cidade pelos próximos dez anos.
As empresas vencedoras são
praticamente as mesmas que já
operam hoje, já que quase não
houve disputa entre as viações.
O atrito entre a gestão Marta Suplicy (PT) e as viações gerou polêmica durante meses, porque as
empresas exigiam uma remuneração maior que o teto fixado pela
prefeitura. No final de maio, a administração municipal chegou a
desclassificar todas as companhias concorrentes, até que fossem apresentadas propostas de
acordo com o edital de licitação.
O secretário dos Transportes,
Jilmar Tatto, afirmou que as empresas acataram o teto fixado pela
prefeitura. A licitação dividiu a cidade em oito áreas, cada uma
com um preço de remuneração
que a prefeitura terá de pagar às
viações por passageiro transportado. Segundo Tatto, em todas as
áreas as empresas ofereceram o
valor máximo estipulado, que varia de R$ 0,7114 a R$ 1,1465 por
pessoa, dependendo da região.
De acordo com o secretário, o
governo não cedeu às viações para que fossem acertados os contratos, que devem ser assinados
nos próximos dias. "A proposta
que eles [os empresários de ônibus] apresentaram é justamente a
proposta da prefeitura", declarou.
Atualmente, as empresas de
ônibus atuam por meio de contratos emergenciais -já foram
feitos três no governo de Marta. O
valor total desse novo contrato é
estimado em R$ 12,3 bilhões. Hoje, 3,7 milhões de paulistanos
usam o sistema diariamente.
Tatto afirmou que as viações
aceitaram reduzir os preços oferecidos anteriormente porque, com
a implantação dos validadores
(catracas eletrônicas que funcionam por meio de cartões magnéticos), haverá menos evasão e um
controle mais preciso do número
total de passageiros transportados pelas viações.
Segundo o secretário, depois da
assinatura dos contratos já começam a valer os novos valores de
remuneração e o prazo para renovação da frota. A licitação prevê
que a idade máxima dos ônibus
baixe de sete para cinco anos em
um período de cinco anos.
O novo sistema
Com os contratos, a prefeitura
dará um passo importante na implantação do novo sistema de
transportes, que a prefeitura espera concluir até o final do ano.
Esse novo sistema estabelece
uma mudança de conceito, em
que a viagem unitária (na qual a
maioria dos passageiros faz seu
trajeto em uma só condução) será
substituída pela integrada (com
mais baldeações). Isso porque haverá linhas restritas aos bairros e
outras que ligam os bairros ao
centro. O objetivo é diminuir os
custos e a duração das viagens.
Para que os contratos sejam finalmente assinados, faltam apenas alguns procedimentos formais, que serão publicados no
"Diário Oficial" do município.
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