UOL


São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Segundo a Infraero, obra no Rio custará R$ 230 milhões

Aeroporto Santos Dumont ganhará terminal para comportar Pan-2007

MARIO HUGO MONKEN
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Carlos Wilson, anunciou ontem a construção de um novo terminal de embarque no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro.
Segundo ele, o aeroporto passará a comportar até 8 milhões de passageiros por ano. A obra deve começar ainda neste ano, com conclusão em 2006. "Nossa idéia é preparar o aeroporto para receber os Jogos Pan-Americanos, em 2007, e credenciar ainda mais nossa cidade para a disputa pela sede das Olimpíadas de 2012."
Segundo Wilson, o aeroporto funciona hoje com o dobro da capacidade -recebe 6 milhões de passageiros por ano, mas só comporta 3 milhões. O novo terminal, de 60 mil m2, ficará ao lado do atual, onde funcionam embarque e desembarque. A obra, diz Wilson, será paga pela Infraero -está orçada em R$ 230 milhões.
Ele informou que o projeto de ampliação do Santos Dumont se fixará nos vôos das pontes aéreas Rio-São Paulo e Rio-Brasília e para Curitiba. A idéia é transferir os outros vôos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador (zona norte). "Queremos recuperar o poder e a força do aeroporto do Galeão [Tom Jobim]. Ele tem de voltar a ser a porta de entrada e saída também do mercado nacional", disse.
O projeto arquitetônico da ampliação foi escolhido no ano passado, no governo Fernando Henrique Cardoso. "O projeto está pronto. Se fôssemos fazer concurso, iríamos jogar fora o dinheiro já investido. Muitos arquitetos e pessoas interessadas deram opiniões. A prefeitura e o Estado foram consultados. Não é um projeto autoritário, é democrático."


Texto Anterior: Assaltantes sequestram família de gerente e roubam Citibank na BA
Próximo Texto: Universidade: Grupo de trabalho do governo irá estudar criação de cota para negros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.