São Paulo, sexta, 17 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RJ proíbe venda de vitamina

da Sucursal do Rio

A Vigilância Sanitária do Rio proibiu a venda do lote 97045 do composto vitamínico Citoneurin 5000, do laboratório Merck, em todo o Estado. O laboratório comprovou que parte do lote é falsa a partir da denúncia de um consumidor.
O remédio vinha sendo vendido, apesar de a falsificação ter sido confirmada no dia 9 de junho por uma análise feita pelo Merck.
O Citoneurim é usado no tratamento de nefralgias e dores reumáticas. O remédio falso contém cerca de 10% das vitaminas do original.
O Merck alegou para a Vigilância Sanitária que teria mandado um fax no dia 26 de junho para a Secretaria Estadual de Saúde e para o Ministério da Saúde notificando o fato.
Na secretaria, não há registro de recebimento da notificação que teria sido enviada pelo laboratório. O Merck não especificou para a secretaria a data da denúncia e até o final da tarde de ontem não havia levado a nota fiscal com o local onde o remédio falso foi comprado.
O gerente do Departamento Médico-Científico do laboratório, Júlio Amaral, disse que a empresa não sabia como agir, por isso não recolheu o medicamento, mas não soube dizer o porquê da demora entre a denúncia e a divulgação do fato. Existem 14 mil caixas do lote falsificado no mercado, segundo o Merck.
A secretaria determinou que o laboratório providencie o recolhimento do produto e notificará o ministério para que o produto seja recolhido em todo o país.
Para a secretária de Saúde do Estado, Rosangela Bello, esse é o caso mais sofisticado de falsificação registrado até agora no Rio.
De acordo com ela, as diferenças entre o remédio falso e o verdadeiro são tão sutis que apenas peritos poderiam fazer a identificação.
A embalagem verdadeira tem o nome da gráfica (Macron) gravada na lingueta, a dobradura da bula é longitudinal, e a impressão da validade e do lote é diferente. O comprimido falso tem a cor mais forte, e o acabamento é malfeito.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.