São Paulo, sexta, 17 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remédio para Aids tem diferença no peso

da Agência Folha, em Manaus

O IMT-AM (Instituto de Medicina Tropical do Amazonas) constatou ontem diferença de 0,2 grama entre dois lotes de comprimidos do medicamento Epivir, fabricado pelo laboratório Glaxo-Wellcome, que estavam sendo ministrados desde janeiro a pacientes com Aids.
O diretor do IMT-AM, Wilson Alecrim, decidiu suspender o uso do Epivir pelos pacientes do programa estadual de Aids enquanto a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária não divulgar um laudo definitivo sobre a qualidade do produto.
O diretor do instituto disse ter constatado que os comprimidos de Epivir do lote WO-207DC pesam 0,30 grama, enquanto os comprimidos do lote WO-628AD pesam 0,28 grama.
"Não vamos ministrar esse ou qualquer outro medicamento listado como falso pelo Ministério da Saúde", disse.
O coordenador nacional do Programa DST/Aids, Pedro Chequer, enviou ontem ao IMT-AM um comunicado com o objetivo de evitar uma falsa suspeita de embalagem adulterada do Epivir.
O coordenador nacional do Programa DST/Aids anexou documentação do laboratório informando que o Epivir possui dois rótulos distintos quanto às dimensões, tamanho, corpo de letra e código de barra, devido ao fato de alguns lotes terem sido rotulados no Brasil e outros na Inglaterra.

"Original"

"Em ambos os casos, trata-se do produto original da Glaxo-Wellcome", afirma o comunicado, que traz os rótulos e a relação dos lotes rotulados no Brasil e na Inglaterra.
Alecrim anunciou anteontem que os pacientes do Programa DST/Aids no Estado consumiram 14.280 comprimidos do medicamento tidos como falsos.
Segundo o diretor do IMT-AM, a parte externa da embalagem do medicamento supostamente falso apresenta letras maiores, sem o código de barras, sendo que o número do lote e a data de validade foram afixados com uma etiqueta gomada.
(ALTINO MACHADO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.