São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem de 20 anos é maior vítima no país

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A maior vítima dos homicídios no Brasil tem 20 anos, é homem, vive em cidades grandes e morre nos finais de semana, ferido por armas de fogo.
Segundo o Mapa da Violência, preparado pela Unesco, a maior parte dos brasileiros assassinados morre entre os 19 e os 23 anos. O pico é aos 20. Nessa idade, 37,1% das mortes ocorrem por assassinato.
Ao mesmo tempo, os jovens morrem mais nas capitais. Aí, 40% das mortes jovens acontecem por homicídios. Em algumas cidades, como Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, o índice de morte por homicídio ultrapassa 50%.
Também aumentam os homicídios nos finais de semana. Segundo a pesquisa, os assassinatos entre jovens crescem 57% aos sábados e domingos, se comparados com os demais dias da semana.
"O jovem é quem mais mata e quem mais morre hoje no país", afirmou o pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz. O Mapa da Violência mostra ainda que, entre os 15 e os 24 anos, a taxa de mortes por 100 mil habitantes homens chega a 88,5. Entre as mulheres, é de 6,6.
As armas de fogo são o principal meio. Foram usadas em 66% dos homicídios de jovens.



Texto Anterior: Violência: Homicídios matam mais do que trânsito
Próximo Texto: Ministro sugere 3 dias de boicote contra a TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.