São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUALIDADE DE VIDA
Índice deve ser divulgado até final do ano
SP vai ter ranking para medir desenvolvimento de municípios

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fundação Seade vai divulgar até o final deste ano o primeiro Índice de Desenvolvimento Humano de todos os municípios paulistas. A idéia é elaborar um ranking baseado na evolução dos indicadores de qualidade de vida de 1995 a 1999.
A metodologia da pesquisa foi apresentada ontem na Assembléia Legislativa. O trabalho da Fundação Seade está sendo feito a pedido do Fórum São Paulo Século 21, criado pelos deputados para traçar as metas de investimentos no Estado.
O IDH paulista será uma variação do índice que já é divulgado atualmente pela ONU (Organização das Nações Unidas). A proposta do presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris, é que ele seja chamado de "Índice de Cidadania". Há previsão de divulgá-lo a cada dois anos.
O objetivo é avaliar o desempenho das administrações municipais e traçar estratégias de investimentos. Três aspectos serão analisados: renda, educação e saúde.
Além dos resultados, a composição do IDH paulista também vai considerar os esforços das prefeituras (o quanto ela destina para áreas sociais) e a participação popular (se a comunidade participa das decisões). "É um indicador inédito, que não existe em outros países", afirma Felícia Madeira, da Fundação Seade.
A conclusão do primeiro ranking está prevista para o final de novembro. A Assembléia Legislativa vai premiar os que apresentaram as maiores evoluções. O IDH paulista também será utilizado pelo Fórum São Paulo Século 21 para definir as áreas que necessitam de mais investimentos.


Texto Anterior: Meio ambiente: Petrobras anuncia instalação de centro de emergência que já existe
Próximo Texto: Panorâmica: Pesquisadores investigam morte misteriosa de 180 pinguins no litoral gaúcho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.