São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SUL
Pesquisadores investigam morte misteriosa de 180 pinguins no litoral gaúcho

Os pesquisadores gaúchos investigam as causas da morte misteriosa de 180 pinguins e dez lobos-marinhos em uma extensão de 20 quilômetros do litoral norte do Rio Grande do Sul, entre as praias de Pinhal e Cidreira.
As mortes são consideradas normais nesta época, mas o número surpreende. ""Não podemos dizer ainda o que houve, se foram causas naturais ou não", disse o biólogo Alexandre Castro, da organização Sea Shepherd. A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) recebeu ontem três pinguins e um lobo-marinho para análise. A necropsia será feita hoje, mas, segundo a pesquisadora Rose Oliveira, não há prazo para a conclusão do exame.
A quantidade de animais mortos e o fato de muitos estarem em adiantado estado de decomposição surpreenderam os pesquisadores e os ambientalistas.
A responsável pela unidade do Ibama, Ana Maria Jongh Prux, afirmou que, em 1998, quando houve o aparecimento de 120 pinguins mortos (número já considerado alto), as causas foram o vazamento de óleo de um navio, e eles ainda chegaram vivos à orla. Agora, os animais chegaram mortos.
Em um exame preliminar, os pesquisadores constataram que não há ferimentos causados por redes nem manchas de óleos nos corpos. O que pode ter ocorrido é a fadiga dos animais por conta do frio e dos fortes ventos ocorridos quando seguiam em direção à Patagônia, no sul da Argentina.
(DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Qualidade de vida: SP vai ter ranking para medir desenvolvimento de municípios
Próximo Texto: Estudante de 12 anos é picado por escorpião
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.