São Paulo, Terça-feira, 17 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRADAS
Conselho Estadual do Meio Ambiente aprova alterações propostas pela Ecovias
Autorizada duplicação da Imigrantes

da Reportagem Local

A Ecovias, empresa que administra o complexo Anchieta-Imigrantes, deu ontem o último passo para conseguir a duplicação completa da rodovia dos Imigrantes até o final de 2002.
O Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) aprovou as propostas de alterações feitas pela empresa para a obra de duplicação do trecho de serra da rodovia.
A idéia é diminuir o impacto ambiental que a obra provocará na serra do Mar comparado ao projeto inicial, aprovado em 1989. Segundo a Ecovias, o avanço tecnológico na construção de pontes e túneis nos últimos dez anos permitirá interferir menos no meio ambiente.
Entre as mudanças aprovadas estão a redução do número de canteiros de obras de 16 para 2 (seguida da recuperação da vegetação desses canteiros após a obra), redução do número de túneis de cinco para quatro, redução do número de pilares de sustentação das pontes de 133 para 62 e aumento dos vãos entre esses pilares.
Todas essas medidas deverão reduzir o impacto da duplicação da Imigrantes na serra do Mar.
"Os túneis, por exemplo, vão aumentar de tamanho, mas diminuir em quantidade. Isso fará com que haja menos emboques (entrada e saída de túneis) na serra, o que também reduz o impacto. Com túneis maiores, também diminuirá o trecho de pistas e pontes. Os vãos entre os pilares dos viadutos também serão ampliados, com redução do número total de pilares e de fundações. Assim, também será reduzida a quantidade de desmatamento necessária", disse a coordenadora de licenciamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Rosalice Duarte de Medeiros.
O Consema também aprovou a destinação de 4% do valor da obra de duplicação da Imigrantes (avaliada em R$ 540 milhões) para programas ambientais na serra do Mar.
A Ecovias também deverá distribuir nos pedágios 1 milhão de folhetos de orientação ambiental pelo período de 20 anos, elaborar um projeto para a implementação de um centro de recepção e triagem de animais silvestres e instalar um viveiro de mudas para recuperar áreas que sofrerem intervenções durante a obra.
Agora, a empresa aguarda apenas a emissão da licença de instalação, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para iniciar as obras no trecho de Serra. A previsão inicial era de entrega até maio de 2003, mas, segundo a assessoria de imprensa, a duplicação da Imigrantes deverá estar pronta até o final de 2002.


Texto Anterior: Educação: Programa Folha Educação faz treinamento com 161 escolas
Próximo Texto: Revolta: Usuários depredam estação de trem na Lapa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.