São Paulo, quinta, 17 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Doença atinge 40% dos alunos entre 7 e 14 anos da rede municipal de ensino do Rio
Rio vai fazer exame de anemia em 7 mil

FERNANDA DA ESCÓSSIA
da Sucursal do Rio

Sete mil crianças da rede municipal de ensino do Rio vão passar por um exame para identificação da anemia, uma doença que, segundo estimativas da Secretaria Municipal da Saúde, atinge 40% dos alunos na faixa de 7 a 14 anos.
A avaliação vai começar no próximo dia 25 com alunos da 1ª série de escolas localizadas nas áreas mais carentes do Rio de Janeiro. As crianças serão pesadas e medidas e farão exame de fezes, para identificação de verminoses.
A anemia (deficiência de glóbulos vermelhos no sangue, que causa debilidade no organismo) pode ser detectada por um exame simples, feito com a retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo da criança. O exame será realizado nas escolas, e o diagnóstico, fornecido na hora.
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, nos países em desenvolvimento, a anemia atinge de 50% a 60% das crianças na faixa etária de 0 a 5 anos. Faltam, porém, informações sobre as crianças mais velhas.
"Com base nos dados da OMS e no nosso acompanhamento, estimamos a prevalência da doença em 40% para as crianças de 7 a 14 anos. Essa faixa etária vai menos aos postos de saúde e não tem o cartão de saúde com todas as informações. Vamos iniciar a campanha para obter os dados exatos", disse Carlos dos Santos Silva, gerente do programa de Saúde Escolar da secretaria.
Os resultados serão enviados aos pais, e as crianças anêmicas serão encaminhadas aos postos médicos. Caso necessário, haverá também uma revisão dos cardápios da merenda escolar, com suplementação de ferro, substância cuja ausência ocasiona a anemia.
Como a maioria das crianças vem de famílias pobres ou muito pobres, é comum que a merenda escolar seja a única refeição delas, ou pelo menos, a mais completa. O objetivo da avaliação nutricional é mostrar quantas crianças sofrem de desnutrição, subnutrição ou obesidade Äum fator de risco para doenças cardiovasculares.
Segundo o gerente do programa de Saúde Escolar, podem ser sintomas de anemia fraqueza, cansaço constante e palidez na palma das mão e na planta do pé.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.